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APOSTASIA


ALGUMAS DEFINIÇÕES DE APOSTASIA

Apostasia (em grego antigo απόστασις [apóstasis], "estar longe de") não se refere a um mero desvio ou um afastamento em relação à sua fé e à prática religiosa. Tem o sentido de um afastamento definitivo e deliberado de alguma coisa, uma renúncia de sua anterior fé ou doutrinação. ...FONTE: pt.wikipedia.org/wiki/Apostasia
Afastamento da verdade, podendo referir-se a pessoas, à Igreja ou a nações inteiras. Inclui rebeldia contra a autoridade (de Cristo) e rejeição aos profetas. As evidências da apostasia incluem a transgressão das leis de Deus, a alteração das ordenanças do evangelho e a quebra de convênios. (Ver Isaías 24:5.) FONTE: blogsud.org/glossario


a) Consiste no abandono e na oposição a uma idéia ou doutrina anteriormente aceita. A apostasia tem um papel destrutivo e também construtivo, pois, se atua como fator de decadência do grupo, também atua como fator de formação de um novo grupo. ...
FONTE: curriculum.bem-vindo.net/mod/glossary/view.php
Separação ou deserção do corpo constituído (de uma instituição, de um partido, de uma corporação) ao qual se pertencia. Abandono da fé de uma igreja, especialmente a cristã. (Dicionário Aurélio XXI) O dicionário da Bíblia Online também confirma isso. No léxico grego de Strong menciona duas palavras, a primeira “apostasia” concorda com os dicionários mencionados aqui, encontra-se na Bíblia em Atos 21.21 e 2Tessalonicenses 2.3. E a outra palavra “aphistemi” tem um significado ainda melhor: retroceder, afastar-se, remover, ir embora, abandonar, etc. Encontrada em 1Timóteo 4.1. No novo dicionário da Bíblia da editora vida nova pág.95 comenta-se que apostasia na LXX sempre se relaciona à rebelião contra Deus (Jr.22.22 LXX), originalmente instigada por Satanás, o dragão apóstata de Jó 26.13. Na Bíblia ARA traduz “dragão veloz”, na ARC “serpente enroscadiça”, na NVI “serpente arisca”, na NTLH “serpente fugitiva” que é a mais próxima da palavra hebraica “bariach” usada no texto original, que significa “algo ou alguém que foge” do substantivo de “fugitivo”. A LXX chama de “dragão apóstata”.

Diante de todo este acervo de significados podemos entender que apostasia é um afastamento, alguém que se DESVIOU DO CAMINHO, saiu da vontade e até mesmo da presença de Deus.

A Bíblia fala de várias apostasias: Da verdade (2Timóteo 2.16-18), do caminho (2Pedro 2.15), da fé (1Timóteo 6.10,21), de Deus (Hebreus 3.12), da congregação (Hebreus 10.25-27).

A apostasia pode seguir em duas direções: A apostasia moral (volta a práticas pecaminosas) e a apostasia doutrinária (negação ou deturpação das doutrinas dos primeiros apóstolos).

Pedro menciona “aqueles que depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. Deste modo, sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito; a porca lavada, ao espojadouro de lama.” (2Pedro 2.20-22).


Como vemos na parábola do filho pródigo, esta apostasia ainda não havia se consumado, haja vista que o filho voltou para a casa de seu pai. Tipificando o retorno do cristão desviado aos caminhos do Senhor. Entretanto, o texto é claro em dizer que ele “... estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado...” (v.24).


A NECESSIDADE DE ADVERTÊNCIA (Ezequiel 3.20,21)

É fundamental advertir aqueles que apostataram da fé. Devemos trazê-los de volta (Tiago 5.19,20), antes que venham a cometer uma apostasia total. Antes que venham a blasfemar do Espírito Santo e não mais receber mais o perdão de Deus (Mateus 12.31).

Aquele que apostatou da fé está sem salvação. Jesus disse que olhar para trás nos torna indignos do Reino (Lucas 9.62). Disse que, se a pessoa não permanecer nele, será cortada (João 15.6). Paulo fala da possibilidade de sermos cortados do reino se não estivermos firmes na fé e não temermos a Deus (Romanos 11.17-22). O autor aos Hebreus pergunta: “... como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?...”. (Hebreus 2.3). Veja ainda: Colossenses 1.23; Ezequiel 18.26; Lucas 15.24; Isaías 1.28.


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