Postagens

Versículo da semana:

VERSÍCULO DA SEMANA:
"E por que me chamais: Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu vos digo?" (Lucas 6:46)


Frase do momento

Frase do momento:

"Não é minha intenção atacar o denominacionalismo do cristianismo como errôneo. Eu somente quero dizer que para que o corpo de Cristo encontre uma efetiva expressão local, a base de comunhão deve ser verdadeira. E esta base é a relação de vida dos membros com o Seu Senhor e a sua desejosa submissão a Ele como o Cabeça. Tampouco estou pleiteando por aqueles que irão fazer uma seita carnal daquilo que poderia chamar de 'localismo', isto é, a estrita demarcação de igrejas por localidades. Porque tal pode ocorrer facilmente. Se o que estivermos fazendo hoje em vida se tornar amanhã um mero método, tal que seu próprio caráter alguns dos Seus forem excluídos, possa o Senhor ter misericórdia de nós e quebrar tudo!" (A Vida Normal da Igreja Cristã, capítulo 4. Grifo nosso)

4 de abr de 2011

OS VERDADEIROS REBELDES SÃO OS QUE SE DESVIAM DO CAMINHO RETO DO SENHOR




Podemos nos rebelar contra muitas coisas, mas para Deus a pior rebeldia ocorre quando nos desviamos dos Seus mandamentos contidos em Sua Palavra. Rebeldia, em sua essência, aos olhos de Deus, é um desvio de Sua vontade a nós ordenada.
A rebeldia é um desvio que provoca a profanação do templo de Deus.


- Um dos primeiros desvios coletivos do povo de Deus ocorre em Dt 9:12 e está associado á corrupção/degradação: “E o Senhor me disse: Levanta-te, desce logo daqui, porque o teu povo, que tiraste do Egito, já se corrompeu; cedo se desviaram do caminho que eu lhes ordenei; fizeram para si uma imagem de fundição.“
Além desse desvio, também encontramos na Bíblia:
- Desvio de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé não fingida (1 Tm 1:5-6)
- Desvio para seguir os caminhos de Satanás (1Tm 5:15)
- Desvio pelo lucro (1Sm 8:3), pelo amor ao dinheiro e pela cobiça (1Tm 6:10).
- Desvio da fé (1Tm 6:21)
- Desvio da verdade (2Tm 2:18)
- Deixar o caminho direito para seguir o erro de Balão (interesse)
- Desviar do próprio senhor e de Seu caminho (Jó 34:27, Sl 14:2-3 e muitos outros)

Atualmente, os irmãos que saem debaixo de um sistema denominacional e/ou de um ministério que se tornara censurável são rotulados de rebeldes, por não se sujeitarem ao sistema ou aos seus representantes, as autoridades eclesiásticas.  Os rebeldes são censurados por seguirem o exemplo dos apóstolos que, diante das pressões das autoridades religiosas que os ameaçavam para não ensinarem o nome do Senhor Jesus (que é a própria pessoa de Cristo) e as sãs doutrinas. Dinate desse tipo de pressão devemos também seguir o exemplo destes santos homens que responderam:
"Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens." (Atos 5:29)
Em todos os ambientes que certamente não expressam o verdadeiro amor fraternal, encontramos várias reações entre os irmãos: Discriminação, perseguição, reprovação, ameaças, mentiras, ofensas, taxações, tentativas de suborno etc. Os líderes, por outro lado,  usam armas mais sofisticadas: encontram  versículos descontextualizados ou interpretações tendenciosas para reforçar o sentimento de medo, insegurança e rejeição entre aqueles que não se enquadram no sistema ou seguem um "ministério" ou um ministro em particular.
Todavia, antes de julgarmos precipitadamente ou até mesmo antes de fazermos algum juízo de valor devemos nos prostrar diante do Senhor e pedir para que Ele nos mostre através dos Seus maravilhosos olhos e da Sua Palavra o que é realmente uma situação de rebeldia entre os seus sacerdotes, a igreja.
Certamente, hoje somos sacerdotes do Deus altíssimo, ministros de uma nova aliança feita pelo sangue de Cristo Jesus. Todavia, não devemos dar nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não se torne censurável (2Co 6:3) e nosso sacerdócio seja degradado. Os versículos de Ezequiel nos mostram, portanto, uma nova dimensão sobre o assunto rebeldia no exercício do sacerdócio.
Nestes versículos vemos duas situações distintas:
- Os  sacerdotes levitas:  representam hoje os cristãos que se desviaram, fazendo coisas ao seu próprio prazer e não guardando as portas da igreja, deixando coisas do mundo entrarem livremente no santuário. Eles não deixam de servir, mas não mais à Deus, servem apenas ao povo. O foco de sua atenção é satisfazer aos corações cheios de idolatria do povo. 
- Os sacerdotes filhos de Zadoque: são os cristãos vencedores que se mantiveram fiéis ao Senhor e às Suas leis. Eles mantém a pureza do santuário. Não deixam coisas do mundo entrar na igreja. Eles servem diretamente ao Senhor. São os que servem à Sua mesa. Eles receberão o próprio Senhor como sua herança.
Vejamos mais de perto esta situação (É IMPORTANTE A LEITURA DOS VERSÍCULOS ASSOCIADOS):

OS LEVITAS  (Ezequiel 44:6-14)
"E dirás aos rebeldes, à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus:
- Bastem-vos todas as vossas abominações, ó casa de Israel!
- Porquanto introduzistes estrangeiros, incircuncisos de coração e incircuncisos de carne, para estarem no Meu santuário, para o profanarem (Ez 28:18), quando ofereceis o Meu pão, a gordura, e o sangue;
- e vós quebrastes o Meu pacto,
- além de todas as vossas abominações.
- E não guardastes a ordenança a respeito das Minhas coisas sagradas;
- antes constituístes, ao vosso prazer, guardas da Minha ordenança no tocante ao Meu santuário.
- Assim diz o Senhor Deus: Nenhum estrangeiro, incircunciso de coração e carne, de todos os estrangeiros que se acharem no meio dos filhos de Israel, entrará no Meu santuário. Mas os levitas que se apartaram para longe de Mim, desviando-se de Mim após os seus ídolos, quando Israel andava errado, levarão sobre si a sua punição. Contudo serão ministros no Meu santuário, tendo ao seu cargo a guarda das portas do templo, e ministrando no templo. Eles imolarão o holocausto, e o sacrifício para o povo, e estarão perante ele, para o servir. Porque lhes ministraram diante dos seus ídolos, e serviram à casa de Israel de tropeço de iniqüidade; por isso Eu levantei a minha mão contra eles, diz o Senhor Deus, e eles levarão sobre si a sua punição. E não se chegarão a Mim, para Me servirem no sacerdócio, nem se chegarão a nenhuma de todas as Minhas coisas sagradas, às coisas que são santíssimas; mas levarão sobre si a sua vergonha e as suas abominações que cometeram. Contudo, Eu os constituirei guardas da ordenança no tocante ao templo, em todo o serviço dele, e em tudo o que nele se fizer.

FILHOS DE ZADOQUE: (Ezequiel 44:15-28)
"Mas os sacerdotes levíticos, os filhos de Zadoque,
que guardaram a ordenança (Ap 3:8, 10) a respeito do meu santuário (Ap 7:15), quando os filhos de Israel se extraviaram de Mim,
eles se chegarão a Mim, para Me servirem;
- e estarão diante de Mim, para Me oferecerem a gordura e o sangue, diz o Senhor Deus; 
- eles entrarão no Meu santuário  (Ap 3:12, 21:22),
- e se chegarão à Minha mesa (Ap 3:20), para Me servirem,
- e guardarão a Minha ordenança.
- Quando entrarem pelas portas (Ap 3:8) do átrio interior,
- estarão vestidos de vestes de linho (Ap 19:7-8); e não se porá lã sobre eles, quando servirem nas portas do átrio interior, e dentro da casa. Coifas de linho terão sobre as suas cabeças, e calções de linho sobre os seus lombos; não se cingirão de coisa alguma que produza suor (Is 14:3-4). E quando saírem ao átrio exterior, a ter com o povo, despirão as suas vestes em que houverem ministrado, pô-las-ão nas santas câmaras, e se vestirão de outras vestes, para que com as suas vestes não transmitam a santidade ao povo (Mt 7:6). Não raparão a cabeça, nem deixarão crescer o cabelo; tão somente tosquiarão as cabeças.
- Nenhum sacerdote beberá vinho quando entrar no átrio interior. Não se casarão nem com viúva, nem com repudiada; mas tomarão virgens da linhagem da casa de Israel, ou viúva que for viúva de sacerdote.
- E a Meu povo ensinarão a distinguir (Hb 5:14) entre o santo e o profano,
- e o farão discernir (Hb 4:12) entre o impuro e o puro.
- No caso de uma controvérsia, assistirão a ela para a julgarem (1 Co 6:3); pelos Meus juízos a julgarão.
- E observarão as Minhas leis e os meus estatutos em todas as Minhas festas fixas, e santificarão os Meus sábados (Mt 12:8).
- Eles não se contaminarão, aproximando-se de um morto; todavia por pai ou mãe, por filho ou filha, por irmão, ou por irmã que não tiver marido, se poderão contaminar. Depois de ser ele purificado, contar-se-lhe-ão sete dias. E, no dia em que ele entrar no lugar santo, no átrio interior, para ministrar no lugar santo, oferecerá a sua oferta pelo pecado, diz o Senhor Deus.
- Eles terão uma herança; Eu serei a sua herança (1Pe 1:4, Cl 3:27). Não lhes dareis, portanto, possessão em Israel; Eu Sou a sua possessão."


Este assunto não deve ser de modo nenhum tratado com leviandade, pelo contrário, esta palavra deve ser meditada e colocada diante do Senhor para que Ele mesmo possa esclarecer o nosso espírito acerca de todas as coisas deploráveis que estão ocorrendo hoje em Sua igreja.
Precisamos, sinceramente, olhar para nós mesmos e definir a posição do nosso coração.
Que o Senhor tenha misericórdia de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário:

Facebook