Pular para o conteúdo principal

Estudo sobre o livro de Romanos - Parte IV

1 PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus. 2 O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras, 3 Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, 4 Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor, 5 Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome, 6 Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo. 7 A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

  
 Paulo começou sua grande carta aos Romanos, identificando-se não em termos do que ele tinha conseguido, mas em termos de obra de Deus em sua a vida. Ele disse no versículo 1, que ele era um escravo de Jesus Cristo, isto é, Cristo tinha comprado ele e agora ele possui.  Então ele disse que ele é chamado para apóstolo. Então, novamente, é o que Cristo fez para ele, não o que ele fez. Ele enfatiza isso de novo no versículo 5: "Nós recebemos a graça e o apostolado." Assim, o convite de Paulo para ser apóstolo foi inteiramente pela graça. Então, no final do versículo 1, Paulo diz que ele está "separado para o evangelho de Deus." Novamente alguém, e não Paulo, atua para dar a Paulo a sua missão e sua identidade. Deus faz, como vimos, mesmo antes de nascer Paul (Gálatas 1:15).
Então, quando ele finalmente chega em versos 6-7 para descrever seus leitores em Roma (E por conseqüência, todos os cristãos!), Não é surpreendente que ele fale com a mesma ênfase sobre o que Deus fez, não o que temos feito. Não é que aquilo que fazemos o importante: o versículo 5 diz que o objetivo do apostolado de Paulo entre os gentios é a "obediência da fé". Mas quando ele descreve o que significa ter uma identidade cristã nos versículos 6-7, Paulo não coloca o foco no o que fazemos. Ele diz o que é feito para nós e por nós. 
Os chamados e amados
Ele usa duas palavras que são extraordinariamente importante no livro de Romanos e em toda a visão de Paulo da salvação. Precisamos refletir sobre essas palavras como a chave para a nossa própria identidade e o que significa ser cristão. As palavras são "chamados" e "amados". Versículo 6: "... Entre os quais [que é, as nações] também são chamados de Jesus Cristo, para todos os que são amados de Deus, em Roma, chamados para serdes santos: Graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. " 

Aqui está o Império Romano, e Paulo que é praticamente desconhecido neste grande império. E prega uma coisa que nunca foi ouvida antes, Jesus. E ele diz isso ao pequeno grupo de crentes na grande cidade de Roma, que Deus os amou e chamou-os e fez-lhes, em particular, o foco de sua herança de trabalho. Eles são os chamados de Cristo e os amados de Deus. Em outras palavras, em todos este império gigantesco e no mundo, Deus está lidando com eles de uma maneira especial. Que audácia afirmar isto! 

A magnificência do Senhor do Universo 
Coloque sua mente na magnificência de Cristo como o Senhor do universo, e sobre o poder e a sabedoria de Deus o Pai, que criou tudo isso e planejou tudo isso e tem gerido tudo isto, precisamente para a construção de sua igreja - o seu povo - trazendo à obediência da fé por causa de seu nome entre todas as nações. Cristo é o cumprimento das promessas antigas de Israel que um governante viria. E ele foi criado erguido dentre os mortos e foi ordenado Filho de Deus em poder. Então, hoje, por mais difícil que pareça, toda autoridade no céu e na terra pertence a Cristo. E se nós não sabemos disso e acreditamos nisso, com todo nosso coração, nós seriamos esmagadas pela grandeza resultante de tudo o que acontece no mundo. Na ausência dessa verdade, o cristianismo parece irremediavelmente insignificante e os cristãos uns bobos. 
Agora, de volta a essas duas palavras-chave: Paulo descreve os cristãos romanos - você e eu - não incidindo principalmente sobre o que fazemos, mas principalmente no que ele faz: ele diz que nós somos chamados e somos amados. Isso é o que nos faz Cristãos. Isso é o que devemos saber sobre nós mesmos, principalmente. Outras coisas são importantes, mas nada é mais importante que isso. 
Primeiro, no versículo 6 ele diz que somos "os chamados de Cristo Jesus." E depois, no verso 7 ele diz que somos "chamados santos." Assim, pelo menos duas vezes nestes dois versos, ele enfatiza que o que somos, como cristãos, é baseado no trabalho de outro, aquele que nos chama. 

O chamado de Deus não é uma idéia democrática 
Isso não irá mover-nos e encher-nos com a gratidão e admiração e com a adoração que deveria, enquanto nós pensarmos como os amantes da democracia pensam. Nós acreditamos no governo do povo, pelo povo e para o povo. Isso provavelmente não é uma má idéia para seres humanos que regem seres humanos. Mas quando isso é transferido para o modo como Deus governa o mundo, é uma idéia muito ruim. Isso cria a impressão de que os privilégios e os direitos humanos estão no centro do universo, e que a única coisa que deve distinguir uma pessoa da outra é o seu próprio esforço ou inteligência ou coragem. Caso contrário, todos devemos ser tratados iguais e Deus deve fazer para todos o que ele faz para qualquer pessoa. 


Mas e se o coração humano é corrupto e duro e rebelde e cego e praticamente morto espiritualmente como a bíblia diz (Efésios 4:18)? Nesse caso, a única coisa que a auto-suficiência pode produzir é mais morte. E a único coisa que pode salvar-nos da nossa própria corrupção é um chamado divina e sobrenatural, um poderoso despertar de Deus. Se dissermos (de forma democrática), que Deus deve chamar todos da mesma maneira, nós ainda não compreendem o quão profundamente pecador e rebelde e indignos somos. 


Se Deus chama alguém, é pela graça, totalmente imerecida. E ele não é obrigado a chamar todos se chama alguém, porque não chamar com base no mérito humano ou distinções humanas. A democracia parte do princípio dos direitos humanos universais, mas o homem rebelde, pecador não tem absolutamente nenhum direito em relação a Deus. Toda condenação divina é justa; Toda salvação divina é graciosa. Como Romanos 9:15 diz: "Deus tem misericórdia de que ele tem misericórdia." E o fato é que quando alguém é chamado das trevas para a luz, isso é uma maravilha da graça. 

Agora estou assumindo várias coisas aqui que eu preciso demonstrar a partir da Escrituras, a saber...
1), que é Deus quem chama e 2) que o seu chamado é um ato especial da graça na vida de alguns pecadores e não de todos, e 3) que este chamado é eficaz - ele cria o que é comandado. 

Deus é quem chama 

Quando Paulo diz no versículo 6, "Você é o chamado de Jesus Cristo", provavelmente não significa "chamados por Cristo Jesus." Ele provavelmente quer dizer, "Chamado por Deus à comunhão de Cristo Jesus." Digo isto porque isto é o que ele ensina em outra parte de Romanos e em suas outras cartas. Para exemplo, em 1 Coríntios 1:9 Paulo diz: "Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor. " Então, Deus chama, e o objetivo do chamado é para nos colocar em comunhão com seu Filho, Cristo Jesus. Então, em Romanos 1:06, a expressão "o chamado de Jesus Cristo" provavelmente significa: "aqueles que são chamados por Deus para pertencer a Jesus Cristo e desfrutar de comunhão com ele. " 

O apelo é um ato de graça para alguns pecadores

Outra coisa que precisa ser mostrado é que o convite de Deus para a comunhão de Jesus é dado a alguns, não todos, e que nenhuma injustiça é feito aqui, porque ninguém tem o direito ao chamado. Vejamos Romanos 8:28-30: " E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” Aqui vemos claramente que nem todos são chamados. Todas as coisas não cooperam para o bem de todos, mas somente para aqueles que são chamados. Em seguida, no versículo 30 ele diz que mais uma vez: "E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.". Então, novamente, não é todo mundo. O chamado "de Deus, como Paulo então, é especial e particular. Bem, então não devemos pregar o evangelho a todos? 
Na verdade devemos sim. Jesus espalhou as sementes do Verbo indiscriminadamente sobre todo tipo de solo (Marcos 4:14). E Paulo fez exatamente o mesmo: ele chegava a uma cidade e pregava o evangelho a toda a sinagoga ou na praça da cidade inteira. Ele  "chamava"  todos ao arrependimento, sem exceção (Atos 17:30). 

Mas esse apelo universal do evangelho (veja Mateus 22:14), que é o mesmo que o evangelismo e missões, não é o apelo que Paulo está falando em Romanos 1:6-7 e Romanos 8:28,30 (ou Romanos 9:24). Bem, o que é este convite - este convite para a comunhão de Jesus? Qual é o chamado que Paul está dizendo, "Aqueles a quem ele chamou, também justificou"? Deus faz não justificam todos. Mas ele justifica todos os chamados. "Qual é, então este convite/chamado?" 

Sue chamado cria que Ele ordena 

Isso nos leva à terceira coisa que eu estava assumindo a necessidade de demonstrar, ou seja, que o chamado de Deus, para comunhão de seu Filho é eficaz ou efetivo - realiza o que o seu propósito. Ele cria o que Ele ordena. O evangelho é uma oferta a todos que quem vê a glória de Cristo, e é atraído por ele, e recebe-o na sua beleza como a sua própria parcela preciosa na vida, e confia nesse Cristo glorioso será salvo. Todo aquele que ouve o evangelho e acredita que, com base na sua fé por si só, pode ser justificado e aceito por Deus. 
Mas quando o evangelho é pregado, qual a razão final para uma acreditar ou não? Por que você acredita? Ouça a Paulo em 1 Coríntios 1:23-24: "Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus."  Paulo prega indiscriminadamente a todos, conforme Romanos 1:5 diz. Como ele prega a todos e oferece a salvação a todos, a maioria dos judeus tem um Messias crucificado como um obstáculo. E a maioria dos gentios considerar um Senhor crucificado como tolice, e rejeitam ele. Mas, nesses dois grupos, entre aqueles que ouvem - fora deles - alguns são chamados (o chamado "diferente" do chamado universal a todos). E o 
efeito do seu apelo é que o Cristo não parece mais como um obstáculo, e não parece mais como loucura, mas ele parece como o poder e sabedoria de Deus. 1 Coríntios 01:24: " Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus".

Por quê? Porque o chamado eficaz desperta os mortos, dá vista aos espiritualmente cegos, abre os ouvidos dos surdos espiritualmente, humilha o orgulhoso, amolece o duro, e traz a fé. É por isso que Paulo diz em Romanos 8:30, "Aqueles a quem ele chama, ele se justifica" - embora a justificação é pela fé (Romanos 5:1). O chamado de Deus leva embora todos os obstáculo do orgulho e faz a fé em Cristo irresistivelmente atraente, de modo que voluntariamente, livremente acreditamos. 
"Acorde, o Dorminhoco, ressuscite dentre os mortos" 

Vamos terminar olhando para este processo milagroso em ação em 2 Corinthians 4:4-6. Ali Paulo diz: "Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o SENHOR; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.  Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo." A rebelião do Homem e incredulidade são intensificadas pelo demônio que odeia a verdade e a vida. Mas se você não pode ver "a glória de Cristo" no evangelho por causa da rebelião, você não vai acreditar no evangelho. Vai parecer um obstáculo ou uma tolice. 

Então, o que deve acontecer? A pregação de Cristo e o amar as pessoas deve continuar (versículo 5): " Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o SENHOR; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus. "Esse é o evangelho universal (não o chamado divino eficaz). 

Mas o que fará a decisiva diferença em quem é salvo? Será o chamado divino sobrenatural Deus, como no começo do mundo quando o seu chamado para a luz criou a luz. Versículo 6: " Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo".

Em outras palavras, até que Deus nos chame efetivamente como Ele chamou a luz, não vamos ver "a luz do conhecimento da glória de Deus no evangelho." E se nós não vemos isso, não vamos amar a luz, nem iremos para a luz (João 3:19-20). Mas se nós virmos, então viremos. Cristo não será mais um obstáculo ou uma loucura. Ele será para nós "o poder de Deus e sabedoria de Deus". E nós viremos a Ele e nos apegaremos n’Ele e vamos amá-lo e confiar nele. 

Isso é o que Paulo quer dizer em Romanos 1:06, quando ele diz: "Você romanos são os chamado de Jesus Cristo." Deus disse no nosso coração, "Haja luz", e você tem visto a sua glória, e viemos a Ele e chamamos por Ele, e Ele nos salvou e perdoou e aceitou, e o seu amor em nossos corações. Isso é o que tem acontecido com os Cristãos. 

Saiba quem você é. Aprenda a agradecer o vosso Deus, e viver humildemente na maravilhosa graça. 

E diga-me com cada crente, em nome de Cristo, e no o poder do seu Espírito: "Acorde, tu que dormes, levante dentre os mortos, e Cristo vai brilhar em você "(Efésios 5:14).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Igreja em Sumaré - Início da Libertação?

Assim como outras igrejas tem se libertado clique [AQUI] para saber mais ,  acreditamos que a mensagem liberada na igreja em Sumaré-SP, próxima à Estância Árvore da Vida,  possa ser um retorno ao princípio.  Nesta mensagem os irmãos responsáveis (lê-se presbíteros) começam a soltar o verbo (literalmente) em claro sinal de desgosto e desaprovação à atual situação das igrejas sob o domínio do império Árvore da Vida. Para maiores esclarecimentos leia também: As divisões sempre são más? Existe um mover atual? Tradições da Igreja Árvore da Vida Ministerialismo na Árvore da Vida Você está em uma igreja ou em uma organização? Manutenção do poder na Árvore da Vida Esta mensagem (liberada em 15 de maio de 2011) expõe tabus, aborda pontos polêmicos e DONG-MAticos (dogmáticos) da chamada "restauração do Senhor" tais como: - As igrejas tem liberdade para desfrutar a literatura que estiver mais adequada às suas necessidades. - Problemas causados pela associação da igreja com

Refletindo sobre a "Base da Localidade" (parte 1): Austin Sparks X Witness Lee

Conheça  W. Lee  - Conheça  Austin Sparks  e seus escritos sobre  FUNDAMENTOS O xeque-mate de Sparks sobre Lee T. Austin Sparks perguntou: “O que vocês querem dizer com a Base da Igreja?” Witness Lee disse: “Aplicado pelo “tipo” do Velho Testamento, Israel não podia construir o templo na Babilônia, ou no deserto, mas apenas em Jerusalém, que era a base original”.  T. Austin Sparks falou :   “Sim, mas qual é a base original de Jerusalém?” Lee respondeu : “E onde o Espirito Santo pela primeira vez edificou a igreja em uma localidade, uma igreja em Atos”. T. Austin Sparks então falou: “Isso é a tua interpretação! Ate onde eu sei a Base real da Igreja nao é uma localidade, uma igreja, mas é o próprio Cristo!” Quando eu ouvi isso foi um choque para mim, pois eu também estava apoiado ao ensinamento de W. Nee aquela época. Foi um grande choque pra mim pessoalmente perceber que a base original de Jerusalém não é uma localidade, uma igreja, mas sim, o próprio Cristo! Por
Texto MUITO atual, apesar de ter sido publicado Jun/2002 em: http://www.unidadedaigreja.rg3.net ou http://www.unidade.cjb.net). OBS: Atualmente as referidas páginas estão indisponíveis. ÍNDICE: - INTRODUÇÃO 1 O DESVIO DO ENSINO EM RELAÇÃO AO ENSINO DOS APÓSTOLOS: 1.1 O ensinamento da "presente verdade" como verdade "atualizável" conforme o "mover de Deus" 1.2 O ensinamento sobre "revelação de primeira mão" como um tipo de revelação vedada aos santos em geral, sendo permitida por Deus apenas ao apóstolo 1.3 O ensinamento da Unidade como uma homogeneização oriunda de práticas exteriores 1.4 O ensinamento sobre "ser um com o ministério", como uma dependência exclusiva de uma total subordinação a um ministério particular de um homem, para poder ser agradável a Deus 2 AS ESTRATÉGIAS DAS PRÁTICAS QUE INDUZIRAM AO DESVIO DA ECONOMIA NEOTESTAMENTÁRIA DE DEUS: 2.1 A centralização em um oráculo único e exclusivo, como forma de