Jumentinhos presos à (Editora) Árvore da Vida

- LIVRARIAS ÁRVORE DA VIDA: Os irmãos empreendedores foram incentivados a abrir uma livraria para vender as obras da EAV. Várias livrarias foram abertas. As igrejas incentivaram os irmãos a participar deste maravilhoso projeto e muitos forma convencidos a investir bastante suor e dinheiro para tornar real a "visão" do "apóstolo". RESULTADO: As livrarias faliram, os irmãos investidores arcaram com os prejuízos e milhares de livros ficaram encalhados.
- LIVRARIAS ITINERANTES: Com muitos livros encalhados o "apóstolo" viu outro "projeto espiritual". já que as pessoas não vão às livrarias, vamos levar as livrarias até as pessoas! O novo projeto foi recebido com muito entusiasmo. Algumas localidades investiram pesado, usando o dinheiro dos irmãos para comprar carros, vans e até ônibus e modificando-os para se tornarem verdadeiras livrarias ambulantes. RESULTADO: Algum tempo depois o projeto foi abandonado. Muito tempo, dinheiro e esforço faram perdidos. Em algumas localidades até pouco tempo atrás ainda podia-se ver no pátio do local de reuniões as vans e ônibus parados virando sucata. Além do ferro-velho, mais livros ficaram encalhados.
- COTAS DA EAV: Outra estratégia usada foi vender quotas da Editora Árvore da Vida para os irmãos que gostavam de adquirir livros. Funcionava mais ou menos assim: O santo pagava uma certa quantia mensal e recebia em troca o direito de adquirir livros da Editora com "excelentes" descontos. Essa estratégia garantia a revitalização financeira e um escoamento dos estoques antigos da Editora. RESULTADO: Milhares de livros encalhados nas casas dos irmãos e muita reclamação dos mesmos até que as cotas foram suspensas.
- CEAPE-COLPORTOR: Jovens são incentivados a fazer uma espécie de curso bíblico intensivo, feito no CEAPE (Centro de Aperfeiçoamento para Propagação do Evangelho), que acontece muitas vezes em regime fechado e em tempo integral. Neste curso são profundamente doutrinados com relação às verdades exclusivistas do grupo. Também são levados a crer que seu líder e apóstolo é o mais importante representante de Deus atualmente na terra e a fonte humana através da qual toda a igreja recebe a vida divina. Estes jovens são levados a crer que os livros escritos pelo super apóstolo são igualmente instrumentos divinos que irão trazer o reino dos céus para terra e apressar a vinda de Cristo. Nesse espírito, jovens, adultos e idosos são conquistados e levados a se tornarem vendedores de livros, CDs, DVDs e representantes das assinaturas do JAV (Jornal Árvore da Vida). RESULTADO: Todo mundo sabe, mas ninguém gosta de comentar, que a maioria dos jovens que fazem o CEAPE tornam-se problemas em suas localidades ou deixam de se reunir. Alguns irmãos (e até ex-pastores) desempregados fazem contínuos cursos de aperfeiçoamento para se tornarem vendedores mais eficientes. A estes irmãos são dadas metas de vendas, sendo frequentemente cobrados no quesito produtividade.
- BANNER Vida Para Todos: Há pouco tempo atrás uma "nova visão" dominou as conferências e rapidamente inundou as igrejas ligadas à Dong Yu Lan: O projeto Vida Para Todos (mereceu até um hino, o qual foi tocado repetidas vezes nas últimas conferências). Nessa nova visão o "apóstolo" incentiva as igrejas a comprarem Banners e vários tipos de expositores para serem preenchidos com livros da sua Editora para serem distribuídos em vários pontos da cidade. Muitos irmãos foram constrangidos a levar tais Banners e Expositores para suas casas, residências de parentes e amigos, pontos comerciais e até mesmo em seus próprios trabalhos. RESULTADO: Assim como os demais projetos "espirituais" ninguém mais ouve falar dos tais Banners ou Expositores, foi tudo para o lixo. os livros ou foram distribuídos ou doados, ou ficaram encalhados nos porões das casas e dos locais de reuniões.
- BOOKAFÉ: A mais recente "visão espiritual" do "apóstolo presidente" é uma franquia que imita o modelo americano das cafeterias mescladas com livrarias. Muitos santos foram convencidos a comprar jogos de xícaras personalizados, pó de café personalizado, adesivos, faixas, equipamentos e é claro, mais livros da EAV (para se abrir uma cafeteria a igreja tem investir uma boa quantia em livros da EAV para exposição e venda no local). Algumas dessas cafeterias foram abertas nos próprios locais de reuniões, usando-se o dinheiro dos dízimos e ofertas. As ofertas também são usadas para custear o aluguel do ponto comercial destas café-livrarias. Outros cafés foram resultados de pequenos, médios e até mesmo de grandes investimentos de irmãos individuais ou em grupo. Agora o gasto não é penas com livros, mas a franquia que vende jogos de xícaras (ninguém sabe informar quem lucra com as xícaras), pó de café (ninguém sabe informar quem lucra com o café), água mineral (ninguém sabe informar quem lucra com a água) e muitos outros itens de consumo. RESULTADO: Como o projeto ainda é muito recente tudo o que temos são projeções. O que provavelmente acontecerá será uma falência em massa dos negócios individuais. As igrejas ainda tentarão resistir por algum tempo, usando parte dos recursos dos dízimos e das ofertas. Algumas localidades mais ricas impedirão, por algum tempo, a falência do negócio das menos favorecidas. Mas, inevitavelmente, assim como aconteceu com TODOS os projetos anteriores, tudo o que for obra da carne ruirá. Com o tempo e com o fogo do Senhor a palha se consumirá.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário: