"Colocar a mente no Espírito"
- o verbo ausente
Outras versões bíblicas traduzem Rm. 08:06 de maneira diferente. A NVI tem "Para a inclinação carnal da mente é a morte, mas a inclinação do Espírito é vida e paz" (Rm 8:6). A NVI torna "A mente do homem pecador é a morte, mas a mente controlada pelo Espírito é vida e paz." Estas versões não têm equivalente a "colocar", e, portanto, não há implicações imediatas para o exercício espiritual (invocar, ler-orar , etc). Isto levanta a questão - o que reflete melhor a tradução do original grego? Mais importante ainda, a interpretação do LSM é justificada?
O LSM interpreta Rm. 8:6 dentro do paradigma de homem tripartido: corpo, alma, (incluindo mente) e espírito. A Versão Restauração comenta, (4) "o item fundamental é a mente. A mente é a parte principal da alma ... entre o espírito regenerado misturado com o corpo caído, a carne ... A mente pode ter duas ações diferentes ... pode levar-nos a estar no espírito ou na carne". Daí, os crentes da Igreja local são exortados a tomar cuidado "para que nossa mente, seja sempre colocada na direção certa ... Se você colocar sua mente no espírito, você vai andar de acordo com o espírito. Ao colocar... nossa mente em nosso espírito, condenamos à morte todas as práticas do corpo. ... É um exercício constante, diário. ... Transformando a nossa mente para o espírito e colocá-la no espírito ". A palavra-chave aqui é o verbo,"set " (colocar, ajustar) , os crentes são exortados a “ajustar a sua mente ao seu espírito", não ao seu corpo. Este artigo pergunta: A interpretação do LSM de Romanos 8:6-7 é válida ou é falsa? Estritamente, o tópico permite-nos concentrar no ensino fundamental do LSM sobre "colocação da mente sobre o espírito". Uma vez que a chave da palavra grega - phronema - aparece apenas quatro vezes em todo o Novo Testamento, todos eles em Romanos 8 (vv 6-7 , 27), este foco parece apropriado.
Este "verbo desaparecido" deveria levantar uma "bandeira vermelha". Como pode a hermenêutica da LSM, centrada no verbo, "colocar", que não existe no texto grego, ser válida? Se o apóstolo Paulo realmente tinha a intenção de cobrar os crentes a "colocar as suas mentes sobre o espírito", não os teria exortado explicitamente a fazê-lo? Primeiro, faremos um esboço dos ensinamentos LSM com mais detalhes (secção II) e, em seguida, analisaremos a sua validade (Seção III)
W. Lee identifica a negligência geral de não "colocar a mente no espírito" como uma grande falha entre os crentes. Ele afirma, (12) "O Senhor não pôde ter a vida do Corpo por séculos, porque não havia cristãos que estavam... vivendo de acordo com o espírito, fixando a mente no espírito ... Temos que ser uma pessoa de tal viver. Logo estaremos no Corpo de Cristo de uma forma real". Além disso, ele diz, (13) "até que você possa viver desta forma, fixando sua mente sobre o espírito e colocando à morte todas as atividades do seu corpo, você não estará adequada para o Corpo de Cristo".
Ele expõe ainda mais, perguntando: (21) "Por que então você tem alguns problemas? É porque a sua mente vai para o lugar errado. Sua mente toma o caminho errado. Em vez de ser colocada sobre o espírito, ela é colocada sobre a carne. Por exemplo, quando você ligar o interruptor todo o edifício goza da eletricidade. Mas quando você desligar o interruptor, todo o edifício perde o prazer da eletricidade. Da mesma maneira, quando a sua mente vai para o espírito, você recebe o gozo do Espírito divino. Mas quando sua mente vai para a carne, você entra em queda, no inferno. Quando sua mente se põe na carne, você tem que se preparar para entrar no inferno". Mais uma vez o foco é "ligar" de imediato "virando-se para o espírito", colocando a mente no espírito. W. Lee diz, (22) "Precisamos cooperar ligando o 'interruptor'. Se ligar o interruptor colocando nossa mente no espírito ... a lei da salvação vai operar para nos libertar da escravidão do pecado. Se não ligar o interruptor, a lei do Espírito da vida não vai funcionar".
Em outros lugares W. Lee inclui práticas como ler-orar e ler as suas mensagens de estudo-vida, como meios para "colocar a mente no espírito". Ele diz que, (28) "Nós temos a melhor ajuda para colocar a nossa mente sobre o espírito, que é, a Bíblia. E a melhor forma é orar-ler. Sempre que você orar, ler a Bíblia, sua mente está colocada sobre o espírito.". Da mesma forma, diz ele, (29) "Nós também somos chamados a colocar nossa mente no espírito (Rm 8:6). Isto é feito principalmente através da leitura e do ler-orar a Palavra". Em outro lugar ele diz, (30) "por estas poucas práticas de invocar o nome do Senhor, de ler-orar a Palavra ... e de ler as mensagens de Estudo-Vida ... [a] prática consciente será a definição da mente".
I. Introdução
Um ensinamento fundamental do movimento LSM [e também da IAV (Igreja Árvore da Vida)] da Igreja Local diz respeito a "colocar a mente no espírito (não na carne)." W. Lee, diz (1) "Devemos colocar a nossa mente no espírito. Esta é a chave. Precisamos praticar apenas uma coisa: a colocação de nossa mente sobre o espírito e andar de acordo com o espírito". Romanos 8:6-7 é a passagem crucial nesse sentido; a Versão Restauração cita," Pois a mente posta na carne é morte. , mas a mente colocada no Espírito é vida e paz. Porque a mente posta na crne é inimizade contra Deus ... " (Rm 8:06-7a, VR). Algumas outras traduções são semelhantes, mas, para o LSM, este versículo desempenha um papel mais crucial, pois justifica as suas práticas distintas. A exposição do LSM sobre o verbo, "ajustar/colocar" é crucial, pois eles exortam os crentes a "ajustar/colocar a sua mente sobre o espírito", para "voltar para o espírito" (2) e (nas palavras de uma canção de 1970) "sair da sua mente, e por o seu espírito em marcha". Esta frase é usada para legitimar práticas distintivas da Igreja local como "invocar o Senhor ", “orar-ler", e o "Ministério do ILORP". (3)Outras versões bíblicas traduzem Rm. 08:06 de maneira diferente. A NVI tem "Para a inclinação carnal da mente é a morte, mas a inclinação do Espírito é vida e paz" (Rm 8:6). A NVI torna "A mente do homem pecador é a morte, mas a mente controlada pelo Espírito é vida e paz." Estas versões não têm equivalente a "colocar", e, portanto, não há implicações imediatas para o exercício espiritual (invocar, ler-orar , etc). Isto levanta a questão - o que reflete melhor a tradução do original grego? Mais importante ainda, a interpretação do LSM é justificada?
O LSM interpreta Rm. 8:6 dentro do paradigma de homem tripartido: corpo, alma, (incluindo mente) e espírito. A Versão Restauração comenta, (4) "o item fundamental é a mente. A mente é a parte principal da alma ... entre o espírito regenerado misturado com o corpo caído, a carne ... A mente pode ter duas ações diferentes ... pode levar-nos a estar no espírito ou na carne". Daí, os crentes da Igreja local são exortados a tomar cuidado "para que nossa mente, seja sempre colocada na direção certa ... Se você colocar sua mente no espírito, você vai andar de acordo com o espírito. Ao colocar... nossa mente em nosso espírito, condenamos à morte todas as práticas do corpo. ... É um exercício constante, diário. ... Transformando a nossa mente para o espírito e colocá-la no espírito ". A palavra-chave aqui é o verbo,"set " (colocar, ajustar) , os crentes são exortados a “ajustar a sua mente ao seu espírito", não ao seu corpo. Este artigo pergunta: A interpretação do LSM de Romanos 8:6-7 é válida ou é falsa? Estritamente, o tópico permite-nos concentrar no ensino fundamental do LSM sobre "colocação da mente sobre o espírito". Uma vez que a chave da palavra grega - phronema - aparece apenas quatro vezes em todo o Novo Testamento, todos eles em Romanos 8 (vv 6-7 , 27), este foco parece apropriado.
O Verbo Ausente
Voltando ao texto original grego de Romanos 8:6-7 revela-nos um fato impressionante: não existe verbo nenhum aqui! A tradução literal do grego é “para a mente da carne [é] a morte, e que a mente do Espírito -. Vida e paz" [Rm. Tradução literal 8:6 Young]. Note que o verbo "é" foi fornecido pelo tradutor, esse mesmo verbo está ausente no texto original grego. Assim, uma característica notável é que, movendo-se de traduções para o inglês de volta para o original grego, o verbo desaparece! Esta observação é importante, pois o centro da interpretação da LSM está sobre o verbo, "colocar/ajustar" - "colocar a mente no espírito (não na carne)."Este "verbo desaparecido" deveria levantar uma "bandeira vermelha". Como pode a hermenêutica da LSM, centrada no verbo, "colocar", que não existe no texto grego, ser válida? Se o apóstolo Paulo realmente tinha a intenção de cobrar os crentes a "colocar as suas mentes sobre o espírito", não os teria exortado explicitamente a fazê-lo? Primeiro, faremos um esboço dos ensinamentos LSM com mais detalhes (secção II) e, em seguida, analisaremos a sua validade (Seção III)
II. O ensino do LSM sobre a "Definição da Mente"
O foco principal
W. Lee sustenta que "a colocação da mente sobre o espírito (ou carne)" é o ponto focal de Romanos 8:6-7. Ele pergunta retoricamente, (6) "Qual é então o ponto principal na Rom 8 versículo 6? O principal ponto é a configuração da mente. ... A única coisa importante no versículo 7 é uma mentalidade na carne."Esta ênfase produz uma chamada à ação, não em termos de atividade externa, mas em termos de orientação interior – os crentes são exortados a "colocar a sua mente " em seu espírito interior, ao invés de sua carne exterior. Assim, W. Lee diz, (7) "A mente não deve ser virada para fora, mas para dentro ... no espírito interiormente." A orientação correta, o interior, é apresentada como um pré-requisito para o Espírito libere vida. W. Lee diz, (8) "Colocar a nossa mente em nosso espírito é o primeiro passo ... O segundo passo é andar segundo o espírito (Rm 8:4). Primeiro, precisamos definir a nossa mente no espírito. Então temos de andar de acordo com o espírito". Os retornos para este exercício incluem uma mudança na relação entre a mente e o espírito; W. Lee afirma, (9) "Quando sua mente está ajustada no espírito, tornando sua mente uma com o espírito, então o espírito torna-se o espírito de sua mente. Não haveria distinção entre a mente e o espírito ... nenhuma separação. Os dois iriam se tornar um. Sua mente seria o espírito, e seu espírito seria a mente, porque a sua mente estaria no espírito, e seu espírito estaria saturando a sua mente".Exercício Diário constante
W. Lee advertiu os crentes da Igreja local a constantemente "colocar a sua mente sobre o espírito". Ele exortou-os, (10) "Dia a dia e até mesmo a cada momento, precisamos colocar a nossa mente, que representa todo o nosso ser, no espírito mesclado". Em outra ocasião, ele disse, (11) "Todo o dia, precisamos colocar a nossa mente em nada mais além do nosso espírito. ... Aprender a praticar a colocação de nossa mente em nosso espírito o tempo todo. Este ... produz o crescimento da vida".W. Lee identifica a negligência geral de não "colocar a mente no espírito" como uma grande falha entre os crentes. Ele afirma, (12) "O Senhor não pôde ter a vida do Corpo por séculos, porque não havia cristãos que estavam... vivendo de acordo com o espírito, fixando a mente no espírito ... Temos que ser uma pessoa de tal viver. Logo estaremos no Corpo de Cristo de uma forma real". Além disso, ele diz, (13) "até que você possa viver desta forma, fixando sua mente sobre o espírito e colocando à morte todas as atividades do seu corpo, você não estará adequada para o Corpo de Cristo".
"O cristão [é] um jardim em miniatura do Éden"- W. Lee
LSM reforça o imperativo de "colocar a mente no espírito", apelando para a situação de Adão no Jardim do Éden. W. Lee afirma, (14) "o cristão [é] um jardim em miniatura do Éden. No jardim, o homem está diante da árvore da vida por um lado e da árvore do conhecimento do outro. Agora ... temos a árvore da vida no nosso espírito e da árvore do conhecimento em nossa carne. Precisamos decidir se vamos colocar a nossa mente na carne e sofrer a morte ou se vamos ajustar a nossa mente ao espírito e aproveitar vida e paz". Daí a escolha do cristão sobre definir sua mente sobre a carne ou o no espírito ser equiparada com a importante escolha de Adão entre as duas árvores no Éden."Batalha Universal entre Deus e Satanás"- W. Lee
W. Lee também retrata a decisão do crente em relação a definir sua mente como parte da batalha cósmica entre Satanás e Deus. Ele diz que, (15) "Somos um campo de batalha, ea batalha universal entre Deus e Satanás se enfurece dentro de nós. O resultado desta batalha é determinada pelo local onde colocamos nossa mente. Se colocarmos nossa mente em si e, assim, somos cortada do espírito, Satanás ganha terreno. Mas, se permanecermos no espírito e colocar a nossa mente no espírito, Deus obtém a vitória".Instantaneamente Espiritual
W. Lee afirma que os crentes podem se tornar instantaneamente espirituais "colocando a mente no espírito". Neste contexto tornar-se "espiritual" não é o resultado do crescimento na vida cristã ou passando por experiências de mudança de vida. Em vez disso, é uma condição que pode ser obtida de imediato. W. Lee chama isso de "o segredo para ser espiritual", diz ele, (16) "Por muitos anos eu venho tentado praticar ser espiritual e para encontrar uma maneira ou um segredo para ser espiritual. ... Depois de muitos anos de experiência, eu diria que a maneira de ser espiritual é colocar a sua mente no espírito, tornando a sua mente uma com o espírito. Isso é ser espiritual". Ele também afirma, (17) "a maneira de estar no espírito é o de colocar a sua mente sobre o espírito, tornando sua mente uma com o espírito. Então você está no espírito. Quando você está no espírito, você é espiritual. Quando você está na carne, você é carnal, ou até mesmo de carne". Observe, isso também significa que um crente pode mudar de ser “espiritual " para "carnal ", e de volta, em um momento. A frase da Igreja local, "voltar-se para o seu espírito" também assume que o crente pode "virar o outro lado da moeda" para se tornar espiritual. Nós perguntamos: Será que isso não tem o potencial ensino de gerar cristãos esquizofrênicos, exibindo oscilações entre "Dr. Jekyll e Mr. Hyde" entre ser "espiritual"e ser "carnal"?"Sua mente é a chave"-W. Lee
W. Lee emprega a analogia da mente como um "interruptor". Ele diz, (18) A eletricidade "é uma excelente ilustração do Espírito da vida. A eletricidade é invisível ... O Espírito da vida é o mesmo ... Ele deve ser instalado pela primeira vez em nossa casa, e depois temos de usar um interruptor ... O Espírito divino, como a eletricidade celeste, foi instalado em nosso espírito". Aplicando isso, diz ele , (19) "É fácil passar da morte para a vida ou da vida para a morte ... para se deslocar de uma área para outra ... Nós tanto podemos facilmente ligar uma luz elétrica como também podemos desligá-la. É o mesmo com a morte e a vida. Podemos nos ligar ao espírito e estar na vida, ou podemos desligar e estar na morte". A chave, W. Lee afirma, é a mente, (20) "Sua mente é a chave. Quando você coloca a sua mente no espírito, você liga".Ele expõe ainda mais, perguntando: (21) "Por que então você tem alguns problemas? É porque a sua mente vai para o lugar errado. Sua mente toma o caminho errado. Em vez de ser colocada sobre o espírito, ela é colocada sobre a carne. Por exemplo, quando você ligar o interruptor todo o edifício goza da eletricidade. Mas quando você desligar o interruptor, todo o edifício perde o prazer da eletricidade. Da mesma maneira, quando a sua mente vai para o espírito, você recebe o gozo do Espírito divino. Mas quando sua mente vai para a carne, você entra em queda, no inferno. Quando sua mente se põe na carne, você tem que se preparar para entrar no inferno". Mais uma vez o foco é "ligar" de imediato "virando-se para o espírito", colocando a mente no espírito. W. Lee diz, (22) "Precisamos cooperar ligando o 'interruptor'. Se ligar o interruptor colocando nossa mente no espírito ... a lei da salvação vai operar para nos libertar da escravidão do pecado. Se não ligar o interruptor, a lei do Espírito da vida não vai funcionar".
Visão mecânica
A metáfora W. Lee é impressionante. No entanto, ele produz uma visão mecânica da vida interior do cristão e do relacionamento do crente com Deus. Nesta analogia o Espírito Santo não é uma Pessoa, mas uma "Força" ou Poder. Assim, W. Lee cita, (23) "O Espírito divino, como a eletricidade celeste foi instalado em nosso espírito". Além disso, a mente do crente não tem nenhum papel ou função em si mesma, é apenas um interruptor. A depreciação implícita da mente do crente foi refletida nas palavras de uma canção da Igreja Local em 1970 "saia de sua mente e ponha o seu espírito em marcha". O autor continua admoestando, "Saia de sua mente, irmão!" Dentro desse paradigma mente do crente é apenas um "interruptor" ou alavanca, orientada quer para a carne ou para o espírito. Aqui, de acordo com W. Lee, há apenas duas opções (24) - se conectar com a "eletricidade divina do trono nos céus" ou "entrar em queda, para o inferno".Base para sa Práticas da Igreja Local –Invocar e Orar-Ler
No ensinamento fundamental da prática da Igreja Local de "invocar o nome do Senhor", W. Lee diz ser a forma de "ligar o interruptor". Ele diz que, (25) "Essa eletricidade divina é rica para com todos que a 'ligarem' e o caminho para 'ligar' é invocar o nome do Senhor. Ao invocar o Senhor exercitamos o nosso espírito. Se nós simplesmente pensarmos sobre o que o Senhor é para nós, não temos qualquer contato prático com Ele. ... [Mas] invocando o nome do Senhor Jesus, estamos ... permanecendo no espírito.". Ele continua, (26) "O que precisamos hoje não é de ensinamentos objetivos, mas do contato prático com o Senhor através do ligar o interruptor. À medida que invocamos o nome do Senhor, tocamos o Espírito ... " W. Lee encontra uma base para isso (27) em Romanos 8 versículo 15 ... no qual clamamos: 'Abba, Pai'. Clamar é para ligar. Sempre que você clama, "Ó Pai! Abba, Pai! ", é para ligar. Aprenda a clamar... Ó Senhor Jesus! O Pai! O Abba, Pai! Os cristãos de hoje estão mortos porque eles são muito silenciosos. Aprenda a clamar. Suponha que eu visitei sua casa, eu poderia ouvir um clamor em sua casa? Nós todos temos que aprender a clamar. Você já considerou que clamar é para ligar? Você está em trevas? Invoque!”.Em outros lugares W. Lee inclui práticas como ler-orar e ler as suas mensagens de estudo-vida, como meios para "colocar a mente no espírito". Ele diz que, (28) "Nós temos a melhor ajuda para colocar a nossa mente sobre o espírito, que é, a Bíblia. E a melhor forma é orar-ler. Sempre que você orar, ler a Bíblia, sua mente está colocada sobre o espírito.". Da mesma forma, diz ele, (29) "Nós também somos chamados a colocar nossa mente no espírito (Rm 8:6). Isto é feito principalmente através da leitura e do ler-orar a Palavra". Em outro lugar ele diz, (30) "por estas poucas práticas de invocar o nome do Senhor, de ler-orar a Palavra ... e de ler as mensagens de Estudo-Vida ... [a] prática consciente será a definição da mente".
Sem dúvida, a LSM
apela para outras Escrituras como base para "invocar o Senhor, ler orar,
etc, mas a exortação de “fixar a mente no" espírito é usada para aumentar tais
versículos; isto é um componente importante do sistema teológico da LSM. [Nota do
Antipas: 1Coríntios 12:3 e Romanos 10: 13 também são usados como base para sustentar a prática
do invocar. Todavia, ao lermos 1Coríntios sob a luz de Cristo, veremos que o
Espírito Santo é quem nos convence a reconhecer e afirmar que Jesus é o Senhor.
Em Romanos, ao lermos o ´versículo 13 em seu contexto, veremos que ele é a
conclusão de uma ação que se iniciou no ocoração. Portanto, não invocamos para
entrar no espírito ou para sermos salvos, pelo contrário, quando estamos no
espírito somos salvos e invocamos Jesus como Senhor. O trabalho de Deus é de
dentro para fora, e não de fora para dentro [LEIA MAIS]. Como veremos mais adiante, é o
Espírito de Deus quem coloca nosso coração no espírito, essa é uma ds Suas obras
mais maravilhosas.].
Quanto a Romanos 8, Dr. Douglas J. Moo, NT Professor no Wheaton College, diz que, (32) "A palavra para "mente" nestes versos não é nous ... mas phronema, talvez melhor traduzido como "mentalidade", ou "estado de espírito . 'Paul está contrastando dois tipos de consciência e intencionalidade (Rm[8]. versos 6-7, 27). Fora das quatro vezes aqui em Romanos 8, phronema não é encontrado em nenhum lugar no Novo Testamento ... phronema que podem ser tido como "ajuste mental " ... indica a direção básica da vontade de uma pessoa". Ele também diz que, (33) "phronema é nossa orientação fundamental, as convicções e atitudes do coração que dirigem o curso de nossa vida". Refletindo sobre isso, o Holman Christian Standard Bible torna Rom. 8:6 como: "Para a mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz." (Rm 8:6, HSCB, 2009). Da mesma forma, o Lexham tradução da Bíblia em Inglês tem "Para a mentalidade da carne [é] a morte, mas a mentalidade do Espírito [é] vida e paz" (Rm 8:6, LEB, 2010).
Prof James D. G. Dunn torna Rm. 8:6 como, "A forma de pensar da carne é a morte, mas a maneira de pensar do Espírito é vida e paz". Explicando a frase, "modo de pensar", diz ele, (34) "'mentalidade' a composição moderna provavelmente se aproxima mais do sentido, incluindo tanto uma maneira fixa e resoluta de pensar ... A mentalidade da carne é ... sob o domínio da morte e inexoravelmente caminhando para a morte... ". A compreensão desses estudiosos do Novo Testamento contradiz a exposição de W. Lee sobre “ajuste a mente na carne ou do espírito".
Dr. Douglas Moo concorda, dizendo: (36) "[Em] Romanos 8 vv 5-8 ... intenção geral de Paulo é clara: mostrar que sarx [carne] traz a morte, enquanto o Espírito dá vida (v. 6). Paulo leva até esta reivindicação chave alinhando a forma de vida das pessoas ao seu modo de pensar subjacente. O estilo de vida da carne flui de uma mente orientada para a carne, enquanto que o estilo de vida do Espírito vem de uma mente orientada para o Espírito ... ". Assim phronema descreve uma pessoa com "um modo subjacente de pensamento ", que é orientado para a carne ou para o Espírito. É a orientação fundamental de uma pessoa, suas convicções assentadas em atitudes que dirigem o curso da sua vida (Moo). Assim, ao contrário do LSM, não é algo que pode ser mudado imediatamente, por "ligar ou desligar". Prof James Dunn, concorda, dizendo, (37) "O que Paulo tem em mente deve ser opor padrões de mentalidade e estilos de vida a dois tipos alternativos da humanidade, os dois níveis básicos sobre os quais os indivíduos podem operar". Na mesma linha, Byrne e Harrington afirmam, (38) “Paulo mostra o contraste entre duas formas reais de vida em termos de resultado (morte ou a vida ) a que cada um deles, respectivamente, conduz. Como um meio termo ... ele introduz (vv. 5-6) a ideia da mentalidade (phronema) característica de cada um. Em Paulo o uso phronema vai além do pensamento e aspiração para incluir a verdadeira realização". Assim, as duas alternativas da mente definem a questão de duas formas reais de vida com resultados diferentes (de morte contra a vida). Romanos 8 não descreve uma ação ou exercício, usando a mente como um "interruptor" entre a carne e o espírito. Além disso, esta exposição é consistente com Romanos 8:27, que diz: "Aquele que sonda os corações [ou seja, Deus] sabe o que [é] a mente [phronema] do Espírito." Isso significa que Deus sabe qual a forma de pensar do Espírito, Seus objetivos e orientações. Em contraste , sua Versão Restauração a LSM traduz (39) esta frase de romanos 08:27 de forma diferente do que os versos anteriores (8:6-7), apesar de suas semelhanças.
Este palavra (phronema) do Novo Testamento, de acordo com os léxicos gregos, significa a inclinação ou a direção da mente, emoções e vontade. Em outras palavras, refere-se à inclinação de todas as faculdades de nosso ser interior. Romanos 8:6 nos diz que a própria fonte da nossa inclinação para a vida para e paz é o Espírito. É o Espírito que produz uma disposição em nós que inclina ´nossa consciência para a vida e paz. Na verdade, esta é uma das coisas mais importantes que o Espírito realiza em nós, inclinando nosso ser interior para as coisas de Deus ". [Bill Freeman, o Suprimento de Vida].
É significativo que a exposição Bill Freeman não tem qualquer eco de ensino do LSM/IAV sobre “ajustamento da mente". Sem dúvida, ele está familiarizado com que a exposição, ainda Bill Freeman não menciona" definindo a mente no espírito. "Ao contrário, ele afirma que phronema significa o "dobrar na direção ou a inclinação ... ... do nosso ser interior". Além disso, em sua exposição a causalidade vai do Espírito para a mente/pensamento, e não vice-versa como a LSM/IAV expoe. Ele afirma que, "É o Espírito que produz uma disposição Espírito-inclinada em nós". Assim Bill Freeman vê o Espírito Santo como a fonte ou a causa da mentalidade do crente, que se inclina para as coisas de Deus e, consequentemente, para a vida e paz. Em apoio a este ponto de vista, Brice L. Martin escreve, (41) "Não é minha phronema [forma de mentalidade pensamento], mas do Espírito (cf. Rm. 8:27) ...." Este entendimento é refletido na tradução NVI "a mente governada pelo Espírito é vida e paz "(Rm 8:6 b, NVI) e a tradução TNIV, "a mente controlada pelo Espírito é vida e paz. "(Rm 8:6 b, TNIV)
Quando examinados contra o texto grego bíblico, percbemos que o ensino do LSM/IAV sobre "colocar a mente no espírito" é construído sobre "areia movediça". Falta-lhe uma sólida base bíblica. Ensinamentos W. Lee sobre este tema conta com traduções para o inglês de Romanos 8:6-7, que transformam o substantivo grego phronema em verbo, "definido". Não há, de fato, nenhum verbo qualquer no original grego, indo das traduções do inglês de volta para o original grego, o tal verbo desaparece. Em vez de traduzir a frase crucial, "a mentalidade no espírito", com o verbo "ajustar/colocar", os estudiosos da Bíblia sugerem que o termo grego phronema pode ser usado como substantivos, tais como, "mentalidade, a mentalidade, de espírito, ou resoluto maneira de pensar". Além disso, eles apontam que esta passagem é uma descrição, não uma exortação. Isso contradiz o ensino W. Lee sobre este tópico. Daí podemos concluir que a interpretação única do LSM/IAV de Romanos 8:6-7 não é apoiada neste trecoe das Sagradas Escrituras. Se os elementos de ensino LSM/IAV sobre "colocar a mente no espírito", pode ser sustentada com base em outras Escrituras é uma outra questão, que vai além do escopo deste trabalho.
Nigel Tomes,
Toronto, Canadá,
Fevereiro de 2013.
Como sempre, os pontos de vista e opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor sozinho. Elas não refletem a opinião dos crentes, líderes e/ou igrejas com quem ele está associado.
2. A frase "voltar-se para o seu espírito" foi usada como uma forma curta para "transformar a sua mente da carne para o espírito" e equivalente a "definir a sua mente sobre o espírito." W. Lee emprega a frase desta forma quando ele diz: "Quando o seu temperamento ou qualquer outra coisa negativa se levanta em você, não tente suprimi-lo. Em vez disso, volte sua mente, seu ser, para o espírito mesclado e invoque o nome do Senhor Jesus ". [W. Lee, Estudo-Vida de Romanos, capítulo 40, Seção 3, grifo do autor.] Da mesma forma, ele diz, "Sempre que nós dizemos, 'O Senhor', logo voltamos nossa mente para o espírito. Por continuamente chamando o nome dele, vamoscolocar nossa mente no espírito, e que é vida e paz. Mas quando voltamos nossa mente para a carne, de imediato que é a morte. "[W. Lee, cumprimento do propósito de Deus pelo crescimento de Cristo em nós, Capítulo 10, Seção 3, grifo nosso]
3. ILORP significa invocar, ler orar, ruminar )estudar) a palavra, e profetizar. O objeto desta seqüência são os escritos de Witness Lee (publicado pelo Living Stream Ministry [LSM]). W. Lee aprovou esta prática, dizendo: "Eu quero encorajar-nos mais uma vez para obter os pontos desses contornos em nós, seguindo o padrão dos santos em Taiwan. Eles oram ler os esboços, estudá-los, recitar os pontos dos contornos, e depois eles falam esses pontos uns aos outros, isto é, eles profetizam. [I.e. ILORP] As igrejas em Taiwan foram revividos por tomar este caminho. Se tomarmos este caminho, eu acredito que as igrejas no sul da Califórnia terão um grande reavivamento. "[W. Lee, grupos vitais, Capítulo 14, Seção 3]
4. Nota 1, Rom. 8:6, Versão LSM Restauração da Bíblia [VN]
5. W. Lee, Estudo-Vida de Romanos, Capítulo 16, Seção 5
6. W. Lee, Formação Aperfeiçoamento, Capítulo 38, Seção 1
7. W. Lee, Estudo-Vida de Romanos, capítulo 16, seção 5. Notamos aqui que W. Lee interpreta "espírito" como o "espírito mesclado", combinando o Espírito Santo com o espírito humano. Ele diz: "Nós mencionamos anteriormente que o espírito neste versículo não é capitalizado, o que indica que ele se refere ao espírito mesclado. Não é apenas o nosso espírito humano, nem apenas o Espírito Santo, mas os dois espíritos se misturaram juntos como um. "[W. Lee Formação, Aperfeiçoamento, Capítulo 46, Seção 1] Sendo esse o caso, é irrelevante (para nossos propósitos) se expositores maiúsculas a palavra "Espírito" ou não ("espírito"), já que ambos estão envolvidos.
8. W. Lee, Trino Deus para a vida do homem tripartido, capítulo 6, secção 6. Na mesma linha W. Lee diz: "Provavelmente, a configuração da mente sobre o espírito vem em primeiro lugar, em primeiro lugar a mente é definida sobre o espírito, e então você anda de acordo com o espírito." [W. Lee, Aperfeiçoamento Formação, Capítulo 46, Seção 1, grifo nosso]
9. W. Lee, Formação Aperfeiçoamento, Capítulo 38, Seção 3, grifo nosso
10. W. Lee, Estudo-Vida de Romanos, capítulo 39, Seção 3
11. W. Lee, experiência e crescimento na vida, capítulo 6, secção 2 "No mesmo sentido, diz ele," a cada minuto no dia em que definir a sua mente sobre o espírito "[W. Lee Formação, Aperfeiçoamento, Capítulo 27, Seção 2]
12. W. Lee, Formação Aperfeiçoamento, Capítulo 31, Seção 5, ênfase adicionada
13. W. Lee, Formação Aperfeiçoamento, Capítulo 27, Seção 2, ênfase adicionada
14. W. Lee, Estudo-Vida de Romanos, capítulo 39, Seção 3, grifo nosso
15. W. Lee, Estudo-Vida de Romanos, Capítulo 38, Seção 3, grifo nosso
16. W. Lee, Formação Aperfeiçoamento, Capítulo 38, Seção 2, ênfase adicionada
17. W. Lee, Formação Aperfeiçoamento, Capítulo 38, Seção 3, grifo nosso. W. Lee também escreve, "... para ser meios espirituais para estar no espírito. Da mesma forma, para ser meios carnais para estar na carne. Quando você age na carne, você é carnal, mas quando você anda e agir no espírito, você é espiritual ". [W. Lee, Como Cumprir, capítulo 9, Seção 1, grifo nosso] Em outro lugar ele pergunta: "Você sabe o que significa ser espiritual? Ser espiritual é ter os dois espíritos se misturaram em seu ser. Ser espiritual é ter o seu espírito, o espírito humano regenerado, mesclado com o Espírito de Deus para tornar-se um só espírito. Pessoas espirituais vivmr neste espírito mesclado. Sempre que você estiver no espírito mesclado, você é espiritual, e você tem discernimento espiritual, conhecimento espiritual, e comunicação espiritual. Você é capaz de discernir espiritualmente tanto as coisas do homem e as coisas de Deus ". [W. Lee, Estudo-Vida de 1 Coríntios, capítulo 18, seção 3, grifo nosso]
18. W. Lee, Estudo-Vida de Romanos, Capítulo 38, Seção 3, grifo nosso
19. W. Lee, Estudo-Vida de Romanos, capítulo 39, Seção 3, grifo nosso
20. W. Lee, Formação Aperfeiçoamento, Capítulo 37, Seção 3
21. W. Lee, Formação Aperfeiçoamento, Capítulo 39, Seção 2, ênfase adicionada
22. W. Lee, Trino Deus para a vida do homem tripartido, capítulo 6, secção 6, ênfase adicionada
23. W. Lee, Estudo-Vida de Romanos, Capítulo 55, Seção 3, grifo nosso
24. Em outros lugares W. Lee, reconhece a possibilidade de uma "mente neutra". Ele diz: "Em Romanos 8 a mente está definido tanto na carne ou no espírito. Onde, então, é a mente neutra? A mente neutra é encontrada em Romanos 7:25. Ali Paulo diz: "Com a mente eu mesmo sirvo como escravo da lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado." A mente neste versículo é um tipo de mente independente, sujeita nem a carne nem o espírito . Podemos considerar que a mente independente como sendo a cor de cinza. É neutro. Muitos cristãos têm uma mente tão neutra. A mente neutra só vai fazer de você um homem miserável. Ele vai fazer de você um homem miserável, lamentável. A mente neutra no capítulo sete não é ruim, que serve a lei. Mas a mente de 08:07 que é definido da carne é contra a lei. Em outras palavras, em 7:25 existe uma mente cinza, mas em 8:07 existe uma mente negra. Agora a pergunta é: Como fazer sua mente negra? Ou como fazer a sua mente branco? Tudo depende do que você colocar sua mente em. Se você colocar sua mente na carne, você faz a sua mente preta. Se você colocar sua mente no espírito, você faz a sua mente branca. Muitos podem ter uma cinza ou uma mente neutra. Não é tão fácil de manter sua mente independente ". [W. Lee Formação Aperfeiçoamento, Capítulo 38, Seção 2, grifo do autor.]
25. W. Lee, Estudo-Vida de Romanos, Capítulo 55, Seção 3
26. W. Lee, Estudo-Vida de Romanos, capítulo 55, seção 4, ênfase adicionada
27. W. Lee, Formação Aperfeiçoamento, Capítulo 31, Seção 2
28. W. Lee, Formação Aperfeiçoamento, Capítulo 31, Seção 3
29. W. Lee, mensagens para os formandos em Fall 1990, Capítulo 11, Seção 2
30. W. Lee, Formação Aperfeiçoamento, Capítulo 38, Seção 3, grifo nosso
31. Colin Brown (ed.), Dicionário de Teologia NT, [DNTT], vol. 2, p. 616
32. Douglas J. Moo, NVI Comentário Anotada: Romanos, p. lxi
33. Douglas J. Moo, NVI Comentário Anotada: Romanos, p. LXIII
34. James DG Dunn, Romans Comentário Word, bíblica, vol. 38A, p. 426. Dunn também afirma sobre o sufixo de phronema, que "Como é habitual com os sufixos-ma, o substantivo resultante denota o resultado da ação." [Dunn, Romans, p. 426]. Assim, Dunn diz, phronema não é uma ação ou exercício, é o resultado de uma ação. Ele não vai fazer por LSM para simplesmente afirmar que a "ação" subjacente é "definir a mente no espírito"; este ilegitimamente assume a resposta que deve ser derivado do texto.
35. Thomas R. Schreiner, romanos, Comentário Baker Exegético do NT, p. 411, grifo nosso
36. Douglas J. Moo, romanos, NIV Commentary Aplicação, p. 55
37. James DG Dunn, Romans Comentário Word, bíblica, vol. 38A, p. 442
38. Brendan Byrne & Daniel J. Harrington, Romanos Press, litúrgico, p. 239
39. Versão LSM Restauração traduz Rom. 8:27 como "aquele que examina os corações sabe qual é a mente do Espírito é ..." (Rm 8:27 a, VN). No entanto, a mesma expressão grega em Rom. 8:06 é traduzida como "a mentalidade do espírito é vida e paz" (Rm 8:06 b, VN). A diferença na VN. Tradução Inglês de Rm 8:27 e 08:06 reflete a teologia LSM não, qualquer diferença subjacente no texto grego. Em contraste, outras traduções são capazes de atingir a consistência aqui.
40. Bill Freeman, A Vida em actualização.
41. Brice L. Martin, Cristo ea Lei de Paul, EJ Brill (1989) p. 107. Certamente tanto Bill Freeman e Brice Martin seria reconhecer que o Espírito Santo precisa de nossa cooperação. No entanto, eles enfatizam que a melhor fonte produzir a "mente do Espírito" com o crente é o Espírito de Deus. Em contraste, a exposição LSM coloca a ênfase no papel todo o crente em "definir a sua mente sobre o espírito."
42. Veja a nota 2 acima.
III. Phronema [φρόνημα] mentalidade, mentalidade, "ajuste da mente"
Tendo examinado ensino do LSM sobre “colocar a mente no espírito", nos voltamos para a análise de estudiosos do Novo Testamento" do texto grego de Romanos 8. A palavra-chave aqui é grego phronema [φρόνημα]. Ela ocorre apenas quatro vezes no Novo Testamento, todos eles em Romanos 8, que é utilizado duas vezes com "τῆς σαρκός" (da carne) e duas vezes com "πνεύματος τοῦ" (do espírito / Espírito). A passagem crucial lê: "para a mente [phronema] da carne [é] a morte, e da mente [phronema] do Espírito de vida e de paz, porque a mente [phronema] da carne [é] inimizade a Deus. .. e aquele que sonda os corações sabe qual [é] a mente [phronema] do Espírito "(Rm 8:6-7, 27). Dicionários teológicos (por exemplo DNTT) define phronema como (31) "o modo de pensar, a mentalidade."Quanto a Romanos 8, Dr. Douglas J. Moo, NT Professor no Wheaton College, diz que, (32) "A palavra para "mente" nestes versos não é nous ... mas phronema, talvez melhor traduzido como "mentalidade", ou "estado de espírito . 'Paul está contrastando dois tipos de consciência e intencionalidade (Rm[8]. versos 6-7, 27). Fora das quatro vezes aqui em Romanos 8, phronema não é encontrado em nenhum lugar no Novo Testamento ... phronema que podem ser tido como "ajuste mental " ... indica a direção básica da vontade de uma pessoa". Ele também diz que, (33) "phronema é nossa orientação fundamental, as convicções e atitudes do coração que dirigem o curso de nossa vida". Refletindo sobre isso, o Holman Christian Standard Bible torna Rom. 8:6 como: "Para a mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz." (Rm 8:6, HSCB, 2009). Da mesma forma, o Lexham tradução da Bíblia em Inglês tem "Para a mentalidade da carne [é] a morte, mas a mentalidade do Espírito [é] vida e paz" (Rm 8:6, LEB, 2010).
Prof James D. G. Dunn torna Rm. 8:6 como, "A forma de pensar da carne é a morte, mas a maneira de pensar do Espírito é vida e paz". Explicando a frase, "modo de pensar", diz ele, (34) "'mentalidade' a composição moderna provavelmente se aproxima mais do sentido, incluindo tanto uma maneira fixa e resoluta de pensar ... A mentalidade da carne é ... sob o domínio da morte e inexoravelmente caminhando para a morte... ". A compreensão desses estudiosos do Novo Testamento contradiz a exposição de W. Lee sobre “ajuste a mente na carne ou do espírito".
Descrição, não Exortação
Um traço comum entre os estudiosos da Bíblia é que phronema é um substantivo e não um verbo, que descreve uma pessoa resoluta de pensamento, atitude, mentalidade, ou estado de espírito. Ele não é um verbo, indicando uma ação, como "ajustamento da mente". Por isso, não fornecem a base para um exercício espiritual ou prática. Eu não encontrei um estudioso da Bíblia respeitável que apoia a hermenêutica do LSM "definindo a mente no espírito". Além disso, os estudiosos afirmam que esta parte de Romanos 8 é uma descrição, não uma exortação. Dr. Thomas R. Schreiner do Seminário Teológico Batista do Sul diz enfaticamente, (35) "Romanos 8:5-7 não constitui uma exortação, mas uma descrição da mentalidade das pessoas da carne e os do Espírito. Uma exortação a viver segundo o Espírito não está presente em Rm. 8:5-8. Paulo descreve a mentalidade atual dos que estão de acordo com a carne e o espírito". Assim, estes estudiosos concluem que, ao contrário da exposição do LSM, Paulo não está exortando os crentes a "colocar a sua mente sobre o espírito".Dr. Douglas Moo concorda, dizendo: (36) "[Em] Romanos 8 vv 5-8 ... intenção geral de Paulo é clara: mostrar que sarx [carne] traz a morte, enquanto o Espírito dá vida (v. 6). Paulo leva até esta reivindicação chave alinhando a forma de vida das pessoas ao seu modo de pensar subjacente. O estilo de vida da carne flui de uma mente orientada para a carne, enquanto que o estilo de vida do Espírito vem de uma mente orientada para o Espírito ... ". Assim phronema descreve uma pessoa com "um modo subjacente de pensamento ", que é orientado para a carne ou para o Espírito. É a orientação fundamental de uma pessoa, suas convicções assentadas em atitudes que dirigem o curso da sua vida (Moo). Assim, ao contrário do LSM, não é algo que pode ser mudado imediatamente, por "ligar ou desligar". Prof James Dunn, concorda, dizendo, (37) "O que Paulo tem em mente deve ser opor padrões de mentalidade e estilos de vida a dois tipos alternativos da humanidade, os dois níveis básicos sobre os quais os indivíduos podem operar". Na mesma linha, Byrne e Harrington afirmam, (38) “Paulo mostra o contraste entre duas formas reais de vida em termos de resultado (morte ou a vida ) a que cada um deles, respectivamente, conduz. Como um meio termo ... ele introduz (vv. 5-6) a ideia da mentalidade (phronema) característica de cada um. Em Paulo o uso phronema vai além do pensamento e aspiração para incluir a verdadeira realização". Assim, as duas alternativas da mente definem a questão de duas formas reais de vida com resultados diferentes (de morte contra a vida). Romanos 8 não descreve uma ação ou exercício, usando a mente como um "interruptor" entre a carne e o espírito. Além disso, esta exposição é consistente com Romanos 8:27, que diz: "Aquele que sonda os corações [ou seja, Deus] sabe o que [é] a mente [phronema] do Espírito." Isso significa que Deus sabe qual a forma de pensar do Espírito, Seus objetivos e orientações. Em contraste , sua Versão Restauração a LSM traduz (39) esta frase de romanos 08:27 de forma diferente do que os versos anteriores (8:6-7), apesar de suas semelhanças.
Phronema - a inclinação do nosso ser interior - Bill Freeman
Uma exposição menos acadêmica é oferecido por Bill Freeman, um ex-líder da Igreja Local. Ele diz que: (40) "To be carnally [fleshly] minded or spiritually minded is to be inwardly inclined”. Muitas traduções tentaram capturar esse pensamento de maneiras diferentes. O ASV diz: "Para a mente da carne é a morte, mas a mente do Espírito é vida e paz." O NT Concordância Literal traduz, "para a disposição da carne é morte, mas a disposição do espírito é vida e paz. " A Bíblia de Rotherham diz: "Pois o que é o preferido pela carne é a morte, enquanto que o que é o preferido pelo espírito é vida e paz". Todas essas traduções tentam capturar a profundidade da palavra grega phronema usada aqui por Paulo.Este palavra (phronema) do Novo Testamento, de acordo com os léxicos gregos, significa a inclinação ou a direção da mente, emoções e vontade. Em outras palavras, refere-se à inclinação de todas as faculdades de nosso ser interior. Romanos 8:6 nos diz que a própria fonte da nossa inclinação para a vida para e paz é o Espírito. É o Espírito que produz uma disposição em nós que inclina ´nossa consciência para a vida e paz. Na verdade, esta é uma das coisas mais importantes que o Espírito realiza em nós, inclinando nosso ser interior para as coisas de Deus ". [Bill Freeman, o Suprimento de Vida].
É significativo que a exposição Bill Freeman não tem qualquer eco de ensino do LSM/IAV sobre “ajustamento da mente". Sem dúvida, ele está familiarizado com que a exposição, ainda Bill Freeman não menciona" definindo a mente no espírito. "Ao contrário, ele afirma que phronema significa o "dobrar na direção ou a inclinação ... ... do nosso ser interior". Além disso, em sua exposição a causalidade vai do Espírito para a mente/pensamento, e não vice-versa como a LSM/IAV expoe. Ele afirma que, "É o Espírito que produz uma disposição Espírito-inclinada em nós". Assim Bill Freeman vê o Espírito Santo como a fonte ou a causa da mentalidade do crente, que se inclina para as coisas de Deus e, consequentemente, para a vida e paz. Em apoio a este ponto de vista, Brice L. Martin escreve, (41) "Não é minha phronema [forma de mentalidade pensamento], mas do Espírito (cf. Rm. 8:27) ...." Este entendimento é refletido na tradução NVI "a mente governada pelo Espírito é vida e paz "(Rm 8:6 b, NVI) e a tradução TNIV, "a mente controlada pelo Espírito é vida e paz. "(Rm 8:6 b, TNIV)
Conclusão
O LSM [e todas as suas ramificações, incluindo a IAV] oferece uma interpretação única da importante passagem em Romanos 8. W. Lee enfatizou o exercício dos crentes para "colocar a sua mente em seu espírito, ao invés de na sua carne". Membros da igreja local foram exortados a usar constantemente o "interruptor" de sua mente, a fim de serem transformados a partir da carne para o espírito, invocando o nome do Senhor ou pelo ler orar. Dessa forma, eles foram assegurados de se tornar instantaneamente espirituais, de serem qualificados para a vida do Corpo, de derrotar Satanás e dar a Deus a vitória. Assim Romanos 8:6-7 desempenha um papel fundamental no ensino e prática das Igrejas Locais. Muitas vezes, irmãos e irmãs, desanimados, talvez por questões pessoais de trabalho, saúde ou relacionamento, simplesmente foram cobrados para "voltar para o espírito" (42) como a solução para todas as dificuldades, a panaceia para todos os males.Quando examinados contra o texto grego bíblico, percbemos que o ensino do LSM/IAV sobre "colocar a mente no espírito" é construído sobre "areia movediça". Falta-lhe uma sólida base bíblica. Ensinamentos W. Lee sobre este tema conta com traduções para o inglês de Romanos 8:6-7, que transformam o substantivo grego phronema em verbo, "definido". Não há, de fato, nenhum verbo qualquer no original grego, indo das traduções do inglês de volta para o original grego, o tal verbo desaparece. Em vez de traduzir a frase crucial, "a mentalidade no espírito", com o verbo "ajustar/colocar", os estudiosos da Bíblia sugerem que o termo grego phronema pode ser usado como substantivos, tais como, "mentalidade, a mentalidade, de espírito, ou resoluto maneira de pensar". Além disso, eles apontam que esta passagem é uma descrição, não uma exortação. Isso contradiz o ensino W. Lee sobre este tópico. Daí podemos concluir que a interpretação única do LSM/IAV de Romanos 8:6-7 não é apoiada neste trecoe das Sagradas Escrituras. Se os elementos de ensino LSM/IAV sobre "colocar a mente no espírito", pode ser sustentada com base em outras Escrituras é uma outra questão, que vai além do escopo deste trabalho.
Nigel Tomes,
Toronto, Canadá,
Fevereiro de 2013.
Como sempre, os pontos de vista e opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor sozinho. Elas não refletem a opinião dos crentes, líderes e/ou igrejas com quem ele está associado.
Notas:
1. W. Lee, Estudo-Vida de Romanos, capítulo 34, seção 42. A frase "voltar-se para o seu espírito" foi usada como uma forma curta para "transformar a sua mente da carne para o espírito" e equivalente a "definir a sua mente sobre o espírito." W. Lee emprega a frase desta forma quando ele diz: "Quando o seu temperamento ou qualquer outra coisa negativa se levanta em você, não tente suprimi-lo. Em vez disso, volte sua mente, seu ser, para o espírito mesclado e invoque o nome do Senhor Jesus ". [W. Lee, Estudo-Vida de Romanos, capítulo 40, Seção 3, grifo do autor.] Da mesma forma, ele diz, "Sempre que nós dizemos, 'O Senhor', logo voltamos nossa mente para o espírito. Por continuamente chamando o nome dele, vamoscolocar nossa mente no espírito, e que é vida e paz. Mas quando voltamos nossa mente para a carne, de imediato que é a morte. "[W. Lee, cumprimento do propósito de Deus pelo crescimento de Cristo em nós, Capítulo 10, Seção 3, grifo nosso]
3. ILORP significa invocar, ler orar, ruminar )estudar) a palavra, e profetizar. O objeto desta seqüência são os escritos de Witness Lee (publicado pelo Living Stream Ministry [LSM]). W. Lee aprovou esta prática, dizendo: "Eu quero encorajar-nos mais uma vez para obter os pontos desses contornos em nós, seguindo o padrão dos santos em Taiwan. Eles oram ler os esboços, estudá-los, recitar os pontos dos contornos, e depois eles falam esses pontos uns aos outros, isto é, eles profetizam. [I.e. ILORP] As igrejas em Taiwan foram revividos por tomar este caminho. Se tomarmos este caminho, eu acredito que as igrejas no sul da Califórnia terão um grande reavivamento. "[W. Lee, grupos vitais, Capítulo 14, Seção 3]
4. Nota 1, Rom. 8:6, Versão LSM Restauração da Bíblia [VN]
5. W. Lee, Estudo-Vida de Romanos, Capítulo 16, Seção 5
6. W. Lee, Formação Aperfeiçoamento, Capítulo 38, Seção 1
7. W. Lee, Estudo-Vida de Romanos, capítulo 16, seção 5. Notamos aqui que W. Lee interpreta "espírito" como o "espírito mesclado", combinando o Espírito Santo com o espírito humano. Ele diz: "Nós mencionamos anteriormente que o espírito neste versículo não é capitalizado, o que indica que ele se refere ao espírito mesclado. Não é apenas o nosso espírito humano, nem apenas o Espírito Santo, mas os dois espíritos se misturaram juntos como um. "[W. Lee Formação, Aperfeiçoamento, Capítulo 46, Seção 1] Sendo esse o caso, é irrelevante (para nossos propósitos) se expositores maiúsculas a palavra "Espírito" ou não ("espírito"), já que ambos estão envolvidos.
8. W. Lee, Trino Deus para a vida do homem tripartido, capítulo 6, secção 6. Na mesma linha W. Lee diz: "Provavelmente, a configuração da mente sobre o espírito vem em primeiro lugar, em primeiro lugar a mente é definida sobre o espírito, e então você anda de acordo com o espírito." [W. Lee, Aperfeiçoamento Formação, Capítulo 46, Seção 1, grifo nosso]
9. W. Lee, Formação Aperfeiçoamento, Capítulo 38, Seção 3, grifo nosso
10. W. Lee, Estudo-Vida de Romanos, capítulo 39, Seção 3
11. W. Lee, experiência e crescimento na vida, capítulo 6, secção 2 "No mesmo sentido, diz ele," a cada minuto no dia em que definir a sua mente sobre o espírito "[W. Lee Formação, Aperfeiçoamento, Capítulo 27, Seção 2]
12. W. Lee, Formação Aperfeiçoamento, Capítulo 31, Seção 5, ênfase adicionada
13. W. Lee, Formação Aperfeiçoamento, Capítulo 27, Seção 2, ênfase adicionada
14. W. Lee, Estudo-Vida de Romanos, capítulo 39, Seção 3, grifo nosso
15. W. Lee, Estudo-Vida de Romanos, Capítulo 38, Seção 3, grifo nosso
16. W. Lee, Formação Aperfeiçoamento, Capítulo 38, Seção 2, ênfase adicionada
17. W. Lee, Formação Aperfeiçoamento, Capítulo 38, Seção 3, grifo nosso. W. Lee também escreve, "... para ser meios espirituais para estar no espírito. Da mesma forma, para ser meios carnais para estar na carne. Quando você age na carne, você é carnal, mas quando você anda e agir no espírito, você é espiritual ". [W. Lee, Como Cumprir, capítulo 9, Seção 1, grifo nosso] Em outro lugar ele pergunta: "Você sabe o que significa ser espiritual? Ser espiritual é ter os dois espíritos se misturaram em seu ser. Ser espiritual é ter o seu espírito, o espírito humano regenerado, mesclado com o Espírito de Deus para tornar-se um só espírito. Pessoas espirituais vivmr neste espírito mesclado. Sempre que você estiver no espírito mesclado, você é espiritual, e você tem discernimento espiritual, conhecimento espiritual, e comunicação espiritual. Você é capaz de discernir espiritualmente tanto as coisas do homem e as coisas de Deus ". [W. Lee, Estudo-Vida de 1 Coríntios, capítulo 18, seção 3, grifo nosso]
18. W. Lee, Estudo-Vida de Romanos, Capítulo 38, Seção 3, grifo nosso
19. W. Lee, Estudo-Vida de Romanos, capítulo 39, Seção 3, grifo nosso
20. W. Lee, Formação Aperfeiçoamento, Capítulo 37, Seção 3
21. W. Lee, Formação Aperfeiçoamento, Capítulo 39, Seção 2, ênfase adicionada
22. W. Lee, Trino Deus para a vida do homem tripartido, capítulo 6, secção 6, ênfase adicionada
23. W. Lee, Estudo-Vida de Romanos, Capítulo 55, Seção 3, grifo nosso
24. Em outros lugares W. Lee, reconhece a possibilidade de uma "mente neutra". Ele diz: "Em Romanos 8 a mente está definido tanto na carne ou no espírito. Onde, então, é a mente neutra? A mente neutra é encontrada em Romanos 7:25. Ali Paulo diz: "Com a mente eu mesmo sirvo como escravo da lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado." A mente neste versículo é um tipo de mente independente, sujeita nem a carne nem o espírito . Podemos considerar que a mente independente como sendo a cor de cinza. É neutro. Muitos cristãos têm uma mente tão neutra. A mente neutra só vai fazer de você um homem miserável. Ele vai fazer de você um homem miserável, lamentável. A mente neutra no capítulo sete não é ruim, que serve a lei. Mas a mente de 08:07 que é definido da carne é contra a lei. Em outras palavras, em 7:25 existe uma mente cinza, mas em 8:07 existe uma mente negra. Agora a pergunta é: Como fazer sua mente negra? Ou como fazer a sua mente branco? Tudo depende do que você colocar sua mente em. Se você colocar sua mente na carne, você faz a sua mente preta. Se você colocar sua mente no espírito, você faz a sua mente branca. Muitos podem ter uma cinza ou uma mente neutra. Não é tão fácil de manter sua mente independente ". [W. Lee Formação Aperfeiçoamento, Capítulo 38, Seção 2, grifo do autor.]
25. W. Lee, Estudo-Vida de Romanos, Capítulo 55, Seção 3
26. W. Lee, Estudo-Vida de Romanos, capítulo 55, seção 4, ênfase adicionada
27. W. Lee, Formação Aperfeiçoamento, Capítulo 31, Seção 2
28. W. Lee, Formação Aperfeiçoamento, Capítulo 31, Seção 3
29. W. Lee, mensagens para os formandos em Fall 1990, Capítulo 11, Seção 2
30. W. Lee, Formação Aperfeiçoamento, Capítulo 38, Seção 3, grifo nosso
31. Colin Brown (ed.), Dicionário de Teologia NT, [DNTT], vol. 2, p. 616
32. Douglas J. Moo, NVI Comentário Anotada: Romanos, p. lxi
33. Douglas J. Moo, NVI Comentário Anotada: Romanos, p. LXIII
34. James DG Dunn, Romans Comentário Word, bíblica, vol. 38A, p. 426. Dunn também afirma sobre o sufixo de phronema, que "Como é habitual com os sufixos-ma, o substantivo resultante denota o resultado da ação." [Dunn, Romans, p. 426]. Assim, Dunn diz, phronema não é uma ação ou exercício, é o resultado de uma ação. Ele não vai fazer por LSM para simplesmente afirmar que a "ação" subjacente é "definir a mente no espírito"; este ilegitimamente assume a resposta que deve ser derivado do texto.
35. Thomas R. Schreiner, romanos, Comentário Baker Exegético do NT, p. 411, grifo nosso
36. Douglas J. Moo, romanos, NIV Commentary Aplicação, p. 55
37. James DG Dunn, Romans Comentário Word, bíblica, vol. 38A, p. 442
38. Brendan Byrne & Daniel J. Harrington, Romanos Press, litúrgico, p. 239
39. Versão LSM Restauração traduz Rom. 8:27 como "aquele que examina os corações sabe qual é a mente do Espírito é ..." (Rm 8:27 a, VN). No entanto, a mesma expressão grega em Rom. 8:06 é traduzida como "a mentalidade do espírito é vida e paz" (Rm 8:06 b, VN). A diferença na VN. Tradução Inglês de Rm 8:27 e 08:06 reflete a teologia LSM não, qualquer diferença subjacente no texto grego. Em contraste, outras traduções são capazes de atingir a consistência aqui.
40. Bill Freeman, A Vida em actualização.
41. Brice L. Martin, Cristo ea Lei de Paul, EJ Brill (1989) p. 107. Certamente tanto Bill Freeman e Brice Martin seria reconhecer que o Espírito Santo precisa de nossa cooperação. No entanto, eles enfatizam que a melhor fonte produzir a "mente do Espírito" com o crente é o Espírito de Deus. Em contraste, a exposição LSM coloca a ênfase no papel todo o crente em "definir a sua mente sobre o espírito."
42. Veja a nota 2 acima.
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