Pular para o conteúdo principal

Habemus Papam! - Temos Papa!

      O Habemus Papam (em português: "Temos Papa") é o texto lido pelo cardeal protodiácono e decano (isto é, o mais velho) para anunciar a eleição de um novo Papa. O texto anuncia ao povo católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da Basílica de São Pedro no Vaticano, Roma. Após o anúncio, o novo papa é apresentado ao povo e ele dá a sua primeira bênção Urbi et Orbi. 
       O Papa (do Grego πάππας, pappas, uma palavra carinhosa para pai) é o líder espiritual mundial da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR).  Seu posto é vitalício, sendo também o Chefe de Estado da Cidade do Vaticano.
       A ICAR acredita que Jesus designou São Pedro como o primeiro Papa, o "pastor" e a "rocha" da Igreja, chefiando-a, sendo os Papas católicos, seus legítimos sucessores. Como tais, possuem autoridade para governar a Igreja e a fé católica, sendo também dotados de infalibilidade para ensinar e definir os pontos centrais da doutrina cristã.
      Esta posição, no entanto, não é compartilhada pelos demais grupos cristãos. Praticamente todos os mestres bíblicos identificam o catolicismo com a maior expressão, a mãe, dos principais desvios atuais do cristianismo. Alguns destes mesmos mestres identificam o sistema denominacional como sua filhas, poucos reconhecem que tal sistema é mais abrangente do que podemos perceber.
     Apesar dos teólogos lerem e estudarem a clara passagem onde o próprio Senhor Jesus fala sobre liderança (Mt 23:1-10, especialmente os versos 9 e 10), o sistema Papal é continuamente reproduzido das mais diversas, engenhosas e criativas  maneiras. As imitações mais conhecidas compõem o sistema pastoral e o presbiteral,  no qual apóstolos, bispos, pastores e presbíteros assumem, em menor ou maior grau, a liderança espiritual das igrejas ditas reformadas e restauradas. As seitas e heresias também são exímias imitadoras do sistema papal, levando-o, não poucas vezes, ao extremo da manipulação da subserviência religiosa do ser humano. Mais difícil de identificar é a centralização de poder que ocorre em outros grupos que se dizem libertos do sistema religioso. Esses últimos exibem discursos de liberdade , mas criam outras formas de liderança, tão ou mais centralizadoras que a dos seus irmãos.
      Para aprofundamento no assunto sugerimos a leitura dos livros [DEIXE MEU POVO IR],   [QUEM É TUA COBERTURA?] e também [CRISTIANISMO PAGÃO] para maior aprofundamento do assunto.
      Se por um lado podemos perceber as abominações (é assim que a Bíblia diz) da ICAR e de suas crias, por outro, podemos estar completamente cegos quanto ao grupo com o qual estamos nos reunindo. Esta situação é muito mais comum do que imaginamos, afinal de contas, é incrivelmente mais fácil ver o ciso no olho dos outros do que perceber a trave no nosso (Mt 7:3). Para tanto, devemos nos voltar ao Senhor Jesus e implorar pelas Sua misericórdias para que Ele possa, no Espírito, revelar se temos alguma trave, ou seja, nos mostrar se Habemus Papam em nossa vida.

      Sabemos, por analogia, que a arca de Noé é uma figura da igreja. Em Gênesis vemos que esta embarcação, cujo modelo dado por Deus foi perfeitamente executado por Noé, não tinha leme (Gênesis 6:11-22). Este maravilhoso barco não precisava de leme, pois era o próprio Senhor que o conduzia em meio aos destroços e montanhas que poderiam afundá-lo enquanto as águas do dilúvio cresciam. Hoje, porém, por não confiamos suficientemente na sabedoria de Deus, incluímos itens ao Seu projeto original, colocando leme, vela e até mesmo motor de polpa na igreja. Tempos modernos, exigem embarcações modernas! Além disso, colocamos ou permitimos que alguém se torne o capitão, o único a assumir o leme. Um líder centralizador, um Papa, é este leme, que pela sua pequena, mas sedutora língua (palavra falada ou escrita), direciona os rumos da igreja de Deus. Como esta nossa língua é poderosa (Tiago 3:1-18)! Saiba mais em [Naufrágio das igrejas].
      Quando tentamos unir o Corpo de Cristo, aglomerando-O em torno de uma forte revelação, grandes projetos e excelentes ideias, não percebemos que estamos, na verdade,  cedendo a um espírito faccioso. Enquanto a impureza e a iniquidade de nossa língua não for tocada pela brasa viva do altar, que é uma figura da cruz (Isaías 6:4-7), continuaremos dividindo os irmãos, atraindo-os para as nossas "magníficas" ideias, levando-os a obedecer a homens e, dessa forma, criando um obstáculo para que Cristo reine soberanamente em nossas vidas.
      Que Deus nos perdoe! Precisamos perceber que apenas o Senhor Jesus, pela vida e poder do Espírito Santo de Deus, é capaz de manter a unidade de Seu Corpo. Uma unidade espiritual que nos leva á prática piedosa do verdadeiro amor fraternal, sem fórmulas ou métodos, apenas permitindo que Cristo viva em nós e por meio de nós.
      Esse é o exemplo que um verdadeiro líder deve dar: Sua vida de união com Cristo. "Sejam meus imitadores, assim como eu sou imitador de Cristo" (1Coríntios 11:3).  o resto é papado.
      Lembremo-nos do apólogo de Jotão (Juízes 9:1-21), nunca nos esquecendo do plano original de Deus exposto no capítulo 8 de 1Samuel.

Diante disso,  precisamos considerar SERIAMENTE alguns pontos:

- Se nossa igreja gira em torno de um núcleo central sob o comando de um único homem, então Habemus Papam!
- Se nossa igreja depende da visão espiritual de um único homem, então Habemus Papam!
- Se nós precisamos da autorização de alguém, além do Senhor Jesus, para tomar decisões em sua vida, então Habemus Papam!
- Se nós lemos apenas livros de uma só pessoa, então Habemus Papam!
- Se nós achamos que devemos possuir um discipulador (palavra que não consta na Bíblia), então Habemus Papam!
- Se nós consideramos que devemos ter uma cobertura espiritual humana para mediar nossa relação com Deus, então Habemus Papam!
- Se nossa igreja tem um fundador além do Senhor Jesus, então Habemus Papam!
- Se nós precisamos SEMPRE de alguém para nos explicar o que a Bíblia diz, então Habemus Papam!
Que estejamos sempre dispostos a receber o colírio do Senhor em nosso olhos espirituais.
Por, Alex Brito


Sugestão de Filme

Neste momento insólito na história do catolicismo sugerimos um interessante filme: Habemos Papam "Temos Papa". A película narra que após a morte do Papa, o conclave do Vaticano se reúne para escolher seu sucessor. Após várias votações, enfim há um eleito. Os fiéis, amontoados na Praça de São Pedro, aguardam a primeira aparição do escolhido (Michel Piccoli), mas ele não vem a público por não suportar o peso da responsabilidade. Tentando resolver a crise, os demais cardeais resolvem chamar um psicanalista (Nanni Moretti) para tratar o novo Papa. A proposta de Habemus Papam é tentadora. E se, após um novo Papa ser eleito pelos cardeais, ele se recusar a tomar posse do cargo? É assim, com uma história que beira o surreal mas ao mesmo tempo bem viável, que o diretor Nanni Moretti conduz seu conto sobre os bastidores do Vaticano, expondo com sutileza características humanas de forma a colocá-las em conflito com supostas obrigações divinas.

De certo modo, a história é bastante simples e gira em torno da recusa de Melville (Michel Piccoli) em assumir o trono do Vaticano. Eleito por seus pares sem sequer fazer campanha, ele fica apavorado com o peso da responsabilidade e, minutos antes de ser apresentado ao público, tem uma síndrome de pânico. É o suficiente para colocar todo o Vaticano em crise, já que o anúncio de um novo Papa fora feito, através da tradicional fumaça branca, mas ele mesmo jamais foi apresentado. O relógio torna-se inimigo e, à medida que o tempo passa, a situação piora. Para quem está do lado de fora, devido aos cada vez mais constantes questionamentos dos fiéis e da imprensa, e do lado de dentro, pela incompreensão dos cardeais sobre o que está acontecendo. Afinal de contas, se ser Papa é um fardo, este foi o desígnio de Deus para o escolhido.

É a partir desta questão entre obedecer a escolha divina e atender aos seus medos pessoais que Moretti começa a trabalhar a questão do homem perante a Igreja. Melville em momento algum perdeu ou questionou sua fé, ele simplesmente não se vê com capacidade para liderar o Catolicismo e promover as mudanças necessárias. Entra então o lado político, já que uma recusa de tal porte soaria vexatória e levantaria questionamentos que poderiam abalar a religião como um todo – ou ao menos a influência que ela tem nas pessoas. Diante de tanto em jogo, a vontade pessoal é algo que não deve ser levado em conta. Este é o pensamento do Vaticano, que se vê em apuros justamente ao descartar por completo a opinião de Melville. Em pânico, toma uma medida sem notar que seria um tiro no próprio pé: chama um psicanalista para atendê-lo.

É a partir deste momento que Nanni Moretti, o ator, entra em cena. É também o grande calcanhar de Aquiles do filme, já que uma situação é gerada de forma que a trama seja dividida em duas realidades, uma protagonizada pelo novo Papa e outra pelo psicanalista. Se por um lado as cenas estreladas por Moretti revelam traços humanos nos cardeais, como vaidade e competitividade, por outro soam gratuitas dentro da trama como um todo. A impressão que fica é que a figura de Moretti em cena atende mais ao ego do próprio diretor, que costuma estrelar seus filmes, ao invés de servir à história.

Habemus Papam é um filme de fina ironia, que critica a política e o pensamento do Vaticano de forma muito sutil até o desfecho consagrador, refletido no insólito discurso de Melville e na reação exagerada, e tipicamente italiana, dos demais cardeais. Um bom filme graças à abordagem dos temas envolvendo o Vaticano, apesar de certas falhas de roteiro causadas pela opção de Nanni Moretti em também atuar. Fosse outro ator e provavelmente o caminho do psicanalista dentro da história seria outro.
Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-173469/criticas-adorocinema/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Igreja em Sumaré - Início da Libertação?

Assim como outras igrejas tem se libertado clique [AQUI] para saber mais ,  acreditamos que a mensagem liberada na igreja em Sumaré-SP, próxima à Estância Árvore da Vida,  possa ser um retorno ao princípio.  Nesta mensagem os irmãos responsáveis (lê-se presbíteros) começam a soltar o verbo (literalmente) em claro sinal de desgosto e desaprovação à atual situação das igrejas sob o domínio do império Árvore da Vida. Para maiores esclarecimentos leia também: As divisões sempre são más? Existe um mover atual? Tradições da Igreja Árvore da Vida Ministerialismo na Árvore da Vida Você está em uma igreja ou em uma organização? Manutenção do poder na Árvore da Vida Esta mensagem (liberada em 15 de maio de 2011) expõe tabus, aborda pontos polêmicos e DONG-MAticos (dogmáticos) da chamada "restauração do Senhor" tais como: - As igrejas tem liberdade para desfrutar a literatura que estiver mais adequada às suas necessidades. - Problemas causados pela associação da igreja com

Refletindo sobre a "Base da Localidade" (parte 1): Austin Sparks X Witness Lee

Conheça  W. Lee  - Conheça  Austin Sparks  e seus escritos sobre  FUNDAMENTOS O xeque-mate de Sparks sobre Lee T. Austin Sparks perguntou: “O que vocês querem dizer com a Base da Igreja?” Witness Lee disse: “Aplicado pelo “tipo” do Velho Testamento, Israel não podia construir o templo na Babilônia, ou no deserto, mas apenas em Jerusalém, que era a base original”.  T. Austin Sparks falou :   “Sim, mas qual é a base original de Jerusalém?” Lee respondeu : “E onde o Espirito Santo pela primeira vez edificou a igreja em uma localidade, uma igreja em Atos”. T. Austin Sparks então falou: “Isso é a tua interpretação! Ate onde eu sei a Base real da Igreja nao é uma localidade, uma igreja, mas é o próprio Cristo!” Quando eu ouvi isso foi um choque para mim, pois eu também estava apoiado ao ensinamento de W. Nee aquela época. Foi um grande choque pra mim pessoalmente perceber que a base original de Jerusalém não é uma localidade, uma igreja, mas sim, o próprio Cristo! Por
Texto MUITO atual, apesar de ter sido publicado Jun/2002 em: http://www.unidadedaigreja.rg3.net ou http://www.unidade.cjb.net). OBS: Atualmente as referidas páginas estão indisponíveis. ÍNDICE: - INTRODUÇÃO 1 O DESVIO DO ENSINO EM RELAÇÃO AO ENSINO DOS APÓSTOLOS: 1.1 O ensinamento da "presente verdade" como verdade "atualizável" conforme o "mover de Deus" 1.2 O ensinamento sobre "revelação de primeira mão" como um tipo de revelação vedada aos santos em geral, sendo permitida por Deus apenas ao apóstolo 1.3 O ensinamento da Unidade como uma homogeneização oriunda de práticas exteriores 1.4 O ensinamento sobre "ser um com o ministério", como uma dependência exclusiva de uma total subordinação a um ministério particular de um homem, para poder ser agradável a Deus 2 AS ESTRATÉGIAS DAS PRÁTICAS QUE INDUZIRAM AO DESVIO DA ECONOMIA NEOTESTAMENTÁRIA DE DEUS: 2.1 A centralização em um oráculo único e exclusivo, como forma de